DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Evidências mostram existência de outro planeta do tamanho da Terra no Sistema Solar

© Foto / Pixabay / CharlVeraSistema Solar (imagem referencial)
Sistema Solar (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2023
Nos siga no
Astrônomos japoneses encontraram possíveis evidências da existência de um nono planeta semelhante à Terra no Sistema Solar, localizado no cinturão de Kuiper, de acordo com os resultados do estudo publicados na revista científica The Astronomical Journal.
Ele está localizado no cinturão de Kuiper, uma grande região fria de nosso Sistema Solar, além da órbita de Netuno, composta por milhões de objetos transnetunianos (TNOs, na sigla em inglês): asteroides, cometas e outros pequenos corpos gelados.
Descobriu-se que alguns TNOs se comportam de uma forma que sugere a existência de um planeta pequeno entre eles. Ele está a cerca de 500 unidades astronômicas (u.a.) do Sol, enquanto Netuno está a apenas 30 u.a. do Sol, de acordo com a revista científica The Astronomical Journal.
Esta imagem composta disponibilizada pela NASA mostra uma estrela de nêutrons, no centro, deixada para trás pela explosão da morte da estrela original na constelação de Touro, observada na Terra como a supernova de 1054 DC. Esta imagem usa dados de três observatórios da NASA: a imagem de raios-X do Chandra é exibida em azul, a imagem ótica do Telescópio Espacial Hubble está em vermelho e amarelo, e a imagem infravermelha do Telescópio Espacial Spitzer está em roxo. Depois de quase duas décadas na órbita da Terra, examinando o universo com olhos infravermelhos, os controladores terrestres planejam colocar o vacilante Telescópio Espacial Spitzer em hibernação permanente na quinta-feira, 29 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Ciência e sociedade
Estrela 'vampira' come sua companheira e lança para o espaço balas 'de canhão' cósmicas (FOTO)
Os cientistas descobriram que um grande número de objetos pequenos tem órbitas com uma inclinação maior do que a da Terra. A modelagem por computador mostrou que a explicação mais provável para as observações é um planeta localizado no cinturão de Kuiper.
Ele deve ter uma massa de 1,5 a três vezes a da Terra, com uma inclinação orbital de cerca de 30 graus. Além disso, esse cenário também prevê a existência de novos TNOs localizados a mais de 150 u.a. de nosso Sistema Solar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала