DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomo amador grava em VÍDEO objeto atingindo Júpiter

Júpiter - Sputnik Brasil, 1920, 02.09.2023
Nos siga no
Enquanto o maior planeta do Sistema Solar – Júpiter – é regularmente atingido por objetos celestes, é bastante raro para os cientistas conseguirem capturar esse momento em uma gravação de vídeo. Entretanto, no início desta semana, dois astrônomos amadores conseguiram fazer exatamente isso.
De acordo com relatos da mídia, o impacto foi inicialmente observado pelos projetos de observação astronômica OASES e PONCOTS na ilha japonesa de Okinawa na madrugada de terça-feira (29).
Pouco tempo após o acontecimento, o projeto escreveu na rede social que se alguém estivera observando Júpiter naquele momento que verificasse os dados, e se encontrar um clarão que fizesse o favor de informar.
Algumas horas mais tarde, um relato de um aficionado do espaço chamado MASA Planetary Log respondeu com um vídeo impressionante do impacto que atingiu o hemisfério norte de Júpiter, onde se pode observar um lampejo brilhante.
O usuário da conta disse à mídia que estava filmando Júpiter no âmbito de um projeto de monitoramento contínuo de sua superfície gasosa.

"Quando acordei de manhã e abri o X [antigo Twitter], vi informações de que um clarão tinha sido observado na superfície de Júpiter. Naquela noite, quando vi o vídeo da hora correspondente, vi um lampejo", disse o usuário. "Tive muita sorte de fotografar esse fenômeno quando ele aconteceu."

Um estudo em 2013 descobriu que Júpiter é atingido por objetos entre cinco e 20 metros de diâmetro entre 12 e 60 vezes por ano, com objetos maiores de até 100 metros atingindo-o a cada poucos anos. Isso é aproximadamente 10.000 vezes mais frequente do que a Terra é atingida por tais objetos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала