- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Entorno de Bolsonaro 'pega fogo' com jura de vingança entre aliados sobre joias; PL critica Michelle

© AFP 2023 / Nelson AlmeidaO presidente e candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, sorri enquanto o ministro das Comunicações, Fabio Faria, e o coordenador de comunicação de sua campanha à reeleição, Fabio Wajngarten, ficam atrás dele durante entrevista transmitida pela emissora SBT em Osasco, região metropolitana de São Paulo, Brasil, em 21 de outubro de 2022
O presidente e candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, sorri enquanto o ministro das Comunicações, Fabio Faria, e o coordenador de comunicação de sua campanha à reeleição, Fabio Wajngarten, ficam atrás dele durante entrevista transmitida pela emissora SBT em Osasco, região metropolitana de São Paulo, Brasil, em 21 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023
Nos siga no
De acordo com conversas vistas pela PF, o ex-secretário de Comunicação e ex-advogado de Bolsonaro têm uma relação bem hostil, a qual virou até juramento de vingança após caso do Rolex. Para PL, Michelle está agindo "com falta de noção" sobre joias.
Em dos diálogos captados pela PF Polícia Federal (PF) nas mensagens de WhatsApp do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, comenta a possibilidade de o Tribunal de Contas da União (TCU) obrigar o ex-presidente a devolver as joias recebidas de presente da Arábia Saudita, de acordo com o jornal O Globo.
"Por isso era muito melhor a gente se antecipar, mas o gênio do [Marcelo] Câmara e Fred contaminam tudo […] burro demais. Contaminado" afirma Wajngarten em referência ao advogado Frederick Wassef e ao coronel Marcelo Câmara, que naquele momento articulavam o "resgate" de um relógio Rolex de ouro branco e diamantes para devolver ao tribunal.
Teria sido essas mensagens que levaram a PF a convocar Wajngarten a depor nesta ontem (31).
Tenente-coronel Mauro Cid depõe na CPI do 8 de Janeiro. Brasília (DF), 24 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Notícias do Brasil
Mídia: depoimentos de Mauro Cid complicam Bolsonaro e devem chegar a generais Heleno e Braga Netto
Entretanto, a mídia afirma que no entorno de Bolsonaro "todo mundo sabe" que a iniciativa visa blindar o ex-secretário de uma ameaça que Wassef vem fazendo sem cerimônia nos bastidores de "acabar com Wajngarten".

"Amigos em comum dos dois vêm relatando que Wassef diz nos bastidores que vai apontar o dedo para Wajngarten", diz um dos personagens mais próximos do ex-presidente nessa investigação. "Vou me vingar", teria dito Wassef, de acordo com relatos que chegaram inclusive a Wajngarten.

O advogado vem atribuindo as reportagens recentes citando seu nome ao que chama de "vazamentos" e "plantações" do "corno judeu" contra ele. Wassef também acusa o ex-secretário de espalhar no entorno de Bolsonaro o ex-presidente o apelido "Wasséfalo", em referência às suas últimas iniciativas no caso das joias.
A mídia afirma que, a rixa em questão, é apenas uma de uma sequência que vem de longe, e que já produziu momentos tensos e gira em torno da disputa pela atenção e pela preferência do ex-presidente da República.
O ex-secretário afirma que ele Wassef nunca brigaram, no entanto, a investigação descobriu que em agosto de 2022, ainda durante a campanha presidencial, Wajngarten bloqueou o advogado no aplicativo de mensagens.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Notícias do Brasil
Bolsonaro e Michelle ficam em silêncio em depoimento à PF sobre venda ilegal de joias
Ainda sobre o caso das joias, o Partido Liberal, sigla do ex-presidente e de sua esposa, Michelle Bolsonaro, observa com apreensão a forma como a ex-primeira-dama está lidando com a situação e acham que ela ainda não entendeu a gravidade do inquérito das joias, afirma Bela Megale em O Globo.
Na visão de aliados, as ironias de Michelle sobre a investigação são descritas como "erro" e "falta de noção". No sábado passado (26), a ex-primeira-dama disse em um evento do partido que faria o lançamento da "Mijoias".
"Vocês pediram tanto e falaram tanto de joias que, em breve, teremos lançamento Mijoias pra vocês. Vou fazer uma limonada docinha desse limão", afirmou Michelle lançando a teoria de que o caso estaria sendo usado para desviar o foco da CPI do 8 de janeiro.
Ao mesmo tempo, o nome apontado por assessores do casal como o que estaria por trás das postagens de Michelle nas redes sociais é o do seu maquiador e sócio numa linha de cosméticos, Agustin Fernandez.
A avaliação do PL e de parte dos advogados é que Michelle deveria se distanciar da crise das joias e evitar o tema. Para integrantes do partido, a ex-primeira-dama precisa ter a imagem preservada, pois ela é o plano B da cúpula do PL para as eleições municipais de 2024, se Bolsonaro for preso, relata a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала