- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em movimento inesperado, Canadá suspende negociações de tratado comercial com a Índia

© AFP 2023 / Ludovic MarinNarendra Modi e Justin Trudeau na reunião do G20 em 2022
Narendra Modi e Justin Trudeau na reunião do G20 em 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023
Nos siga no
Governo canadense informou nesta sexta-feira (1º) que interrompeu as negociações sobre o tratado comercial, apenas três meses após os dois países terem afirmado que pretendiam selar um acordo inicial este ano.
Ottawa e Nova Deli têm se falado intermitentemente desde 2010 sobre um acordo de parceria econômica abrangente. As negociações foram formalmente reiniciadas no ano passado, relata a Reuters.
"As negociações comerciais são processos longos e complexos e fizemos uma pausa para avaliar onde estamos", disse um funcionário do governo aos repórteres antes da viagem do primeiro-ministro Justin Trudeau a Nova Deli, na próxima semana.
Os dois países afirmaram em maio que pretendiam selar um acordo inicial ainda este ano para aumentar o comércio e expandir o investimento, estabelecendo ao mesmo tempo um mecanismo para lidar com disputas.
No mês passado, um alto funcionário do governo indiano disse que Nova Deli planejava realizar diálogos bilaterais de comércio livre com o Canadá e outras nações à margem da cúpula do G20 na próxima semana, evento que acontecerá na capital indiana e que Trudeau participará.
Subrahmanyam Jaishankar, ministro das Relações Exteriores indiano, fala durante painel de ministros do Quad no Hotel Taj Palace em Nova Deli, Índia, 3 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2023
Panorama internacional
Chanceler da Índia explica por que Zelensky não foi convidado para a cúpula do G20
O enviado da Índia ao Canadá, Sanjay Kumar Verma, disse à imprensa canadense hoje (1º) que Ottawa havia buscado uma "pausa no último mês" para o acordo, mas não explicou por quê, escreve a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала