- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Às vésperas do G20, China divulga mapa e Índia acusa Pequim de pegar seu território: 'Não tem base'

© AP Photo / Manish SwarupNarendra Modi e Xi Jinping
Narendra Modi e Xi Jinping - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Nos siga no
A Índia, através do seu porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, apresentou um protesto diplomático a Pequim pela publicação de um mapa oficial que mostra a China reivindicando território indiano dentro do Himalaia.
Líderes dos dois países asiáticos estão próximos de se encontrar novamente na cúpula do G20 que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro na capital indiana. Entretanto, mapa divulgado pela China nesta semana elevaram as tensões.

"Apresentamos um forte protesto através dos canais diplomáticos com o lado chinês sobre o chamado 'mapa padrão' de 2023 da China que reivindica o território da Índia. Rejeitamos essas reivindicações porque não têm base. Tais medidas do lado chinês apenas complicam a resolução da questão da fronteira", disse Shri Arindam Bagchi em nota publicada no site da chancelaria indiana ontem (29).

No mapa, partes do estado indiano de Arunachal Pradesh sob controle da China, ampliando a partir de uma medida tomada em abril para renomear 11 áreas na região como parte do sul do Tibete.
Aksai Chin, um planalto disputado no oeste do Himalaia reivindicado pela Índia, mas controlado pela China, também foi incluído, relata a Bloomberg. Ainda segundo a mídia, o governo chinês divulgou o mapa para que editores, empresas e outros tenham uma versão oficial para referência.
Apesar da China estar trabalhando para separar a disputa fronteiriça da sua relação geral com a Índia, Nova Deli acredita que as relações bilaterais normais dependem da resolução da disputa fronteiriça.
O presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, participam de uma reunião durante a 10ª cúpula do BRICS  - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2023
Panorama internacional
'Índia e China não querem que Ladakh chegue ao BRICS e G20', diz analista após reunião de Exércitos
Em resposta, a Índia desencorajou as empresas de negociarem e investirem em território chinês, proibiu algumas aplicações para celulares desenvolvidas pelo vizinho e reduziu a emissão de vistos a cidadãos chineses.
A última crise surge poucos dias após Xi Jinping e Narendra Modi terem se falado brevemente na 15ª Cúpula do BRICS e poucos dias antes dos líderes possivelmente se encontraram novamente para cúpula do G20.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала