- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Europa encontra uma fuga surpreendente da crise do gás, relata mídia

© Sputnik / StringerCentro europeu de gás em Baumgarten
Centro europeu de gás em Baumgarten - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Nos siga no
A crise industrial tornou-se um "forte aliado" da Europa em manter os preços do gás em antecipação ao tempo frio, escreve o observador da Bloomberg, Javier Blas.

"A crise industrial que assola o continente – tendo a atividade industrial na Alemanha se contraído por 14 meses consecutivos – é o melhor antídoto contra um aperto no fornecimento de gás. Com amigos assim, quem precisa de inimigos?", observa o autor.

Segundo ele, a Europa está "vencendo" a crise energética por causa de seu impacto em seu epicentro industrial: em todo o continente, empresas com uso intensivo de energia, incapazes de lidar com o aumento dos preços da energia, estão fechando ou reduzindo a produção.
Como observa Blas, o banco Morgan Stanley prevê que a demanda total de gás na Europa será 15% abaixo da média de cinco anos.

"Como tal, o preço de evitar a crise energética é uma profunda recessão no setor industrial e uma perda de crescimento econômico a longo prazo. [...] Preços altos resolvem preços altos. Mas sempre há um custo", enfatiza o observador.

Na segunda-feira (28), os preços do gás na Europa subiram 8 % para 420 dólares (R$ 2.038) por mil metros cúbicos.
Especialistas citaram o declínio nas exportações de gás encanado da Noruega como um impulsionador do crescimento, bem como as preocupações dos participantes do mercado sobre a falha no fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) da Austrália devido a possíveis greves em grandes empresas de GNL. No final da terça-feira (29), os preços caíram quase 10 %, para 387 dólares (R$ 1.878) por mil metros cúbicos.
Gás (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Panorama internacional
Alargamento do BRICS fortalecerá a cooperação no setor do gás, diz especialista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала