- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Alargamento do BRICS fortalecerá a cooperação no setor do gás, diz especialista

© Sputnik / Pavel Lvov / Acessar o banco de imagensGás (imagem de referência)
Gás (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Nos siga no
Anteriormente, a Sputnik calculou que a entrada de seis novos Estados-membros na organização aumentaria sua participação no mercado do gás mundial para 50%.
A expansão do BRICS desenvolverá a cooperação tecnológica e de investimentos no mercado de gás, para que os Estados-membros possam desenvolver conjuntamente suas próprias tecnologias ou equipamentos, prevê Ivan Timonin, consultor sênior da Implementa, à Sputnik.
Após a Cúpula do BRICS em Joanesburgo, a África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia, que compõem o bloco, convidaram oficialmente a Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã a aderir ao grupo. A entrada plena dos novos países pode começar em 1º de janeiro de 2024.
"Tendo em conta o impacto sobre o mercado de gás, a expansão do BRICS é de interesse não tanto em termos de reforço das relações comerciais, como em termos de desenvolvimento de cooperação tecnológica e de investimentos", disse Timonin.
O especialista citou, além da Rússia, o Egito e os Emirados Árabes Unidos como países grandes exportadores de gás natural liquefeito que se tornarão novos Estados-membros da organização, enquanto o Irã também está planejando entrar nesse mercado, sublinhou o especialista.
Ministério das Relações Exteriores da Rússia, à esquerda, o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e o ministro das Relações Exteriores da Índia Subrahmanyam Jaishankar posa para foto de família durante reunião de chanceleres do BRICS, na Cidade do Cabo, África do Sul. Uso editorial apenas, sem arquivo, sem uso comercial. Ministério das Relações Exteriores da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2023
Panorama internacional
Nascimento de nova era: a importância do BRICS para reformulação das relações internacionais
Ele acrescentou que uma das iniciativas dos novos Estados-membros do BRICS poderia ser, por exemplo, o desenvolvimento conjunto de suas próprias tecnologias de liquefação de gás e a produção dos equipamentos necessários.
As reservas de gás nos países do BRICS após a expansão esperada dobrarão para cerca de 50% das reservas mundiais, ou quase 94 trilhões de metros cúbicos, de acordo com cálculos da Sputnik baseados em dados estatísticos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала