- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tribunal paquistanês suspende sentença por corrupção contra ex-premiê Imran Khan

© AP Photo / B.K. BangashImran Khan em discurso anti-governista realizado em Islamabad em 2014.
Imran Khan em discurso anti-governista realizado em Islamabad em 2014. - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2023
Nos siga no
O tribunal de recurso do Paquistão suspendeu na terça-feira (29) a condenação por corrupção e uma pena de três anos de prisão de Imran Khan, uma vitória legal para o popular ex-primeiro-ministro, segundo seus advogados e funcionários do tribunal.
Embora ele deva enfrentar um novo julgamento, a decisão permitirá que Khan, de 70 anos, concorra às próximas eleições legislativas. Khan rejeitou a acusação, insistindo que não infringiu nenhuma regra.
A Corte Suprema de Justiça de Islamabad tinha permitido a libertação de Khan sob fiança, mas sua prisão preventiva continuará pelo menos até quarta-feira (30), pois ele está sob investigação por suspeita de outro caso relacionado à divulgação de segredo de Estado.
Não está claro se ele será liberado de maneira imediata, pois ele responde em vários casos judiciais desde que foi afastado através de uma moção de censura do Parlamento em abril de 2022.
Imran Khan foi condenado a três anos de prisão por alegadamente ter vendido presentes recebidos durante o período em que chefiou o governo.
"Imran Khan está novamente qualificado para liderar seu partido Tehreek-e-Insaf após a decisão judicial de hoje", disse outro dos seus advogados, Babar Awan, aos repórteres após o anúncio da decisão.
No início de agosto, a Comissão Eleitoral do Paquistão desqualificou Khan para concorrer às eleições por cinco anos. De acordo com a lei paquistanesa, uma pessoa condenada é impedida de liderar um partido, concorrer a eleições ou ocupar um cargo público.
O porta-voz de Khan, Zulfiqar Bukhari, saudou a decisão do tribunal e expressou a esperança de que o ex-premiê seja libertado da prisão de Attock, nos arredores de Islamabad, onde está preso desde sua detenção no início de agosto. Khan disse que sua destituição foi uma conspiração dos Estados Unidos, de seu sucessor Shehbaz Sharif e dos militares paquistaneses – todos eles negam as acusações. Sharif renunciou ao cargo neste mês, após o fim do mandato do parlamento.
Bandeira alemã hasteada em um veículo militar na base militar de Kaufbeuren, Alemanha, em 17 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2023
Panorama internacional
Alemanha emite mandado de prisão a empresário que supostamente vendeu componentes de drones à Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала