- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia vence a 'guerra de drones' enquanto a contraofensiva da Ucrânia chega ao impasse

© Sputnik / Yevgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensUm militar russo é visto usando um drone na zona de operações militares especiais da Ucrânia
Um militar russo é visto usando um drone na zona de operações militares especiais da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2023
Nos siga no
O Exército russo está utilizando ativamente drones avançados em sua zona de operações militares especiais na Ucrânia, em meio a fracassada contraofensiva de Kiev, que já custou a vida de milhares de soldados ucranianos.
As Forças Armadas da Ucrânia já não têm vantagem de drones sobre as tropas russas, informou uma revista norte-americana, acrescentando que já passou o tempo em que Kiev tinha melhores veículos aéreos não tripulados (VANTs) do que Moscou.
A revista citou o piloto de drones ucraniano, Nikolai Voroshnov, dizendo que a força ucraniana está "começando a ficar significativamente para trás" em termos de guerra de drones.

Ele se referiu especificamente ao "eficaz" bloqueio russo destinado a combater os drones ucranianos. "Há seis meses não era assim: podíamos voar para qualquer lugar, como quiséssemos. Agora, se você entrar em baixa altitude, os [sistemas] antidrones [russos] definitivamente funcionarão contra você", disse Voroshnov.

Caça Su-34 da Força Aeroespacial russa em ação durante a operação na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2023
Operação militar especial russa
Caça russo abate drone ucraniano sobre mar Negro
O meio de comunicação dos EUA observou que "o Kremlin institucionalizou com sucesso a aquisição de pequenos drones, incluindo rápidos drones de corrida com visão em primeira pessoa [FPV, na sigla em inglês] […] que os operadores podem equipar com explosivos e voar diretamente contra veículos e trincheiras inimigas".

De acordo com a revista, os militares russos estão "comprando centenas de drones FPV e treinando tropas regulares para pilotá-los por meio de dispositivos de realidade virtual". As forças ucranianas, por outro lado, "ainda dependem em grande parte de doações para comprar drones FPV – e de voluntários para operá-los", acrescentou o meio de comunicação.

A revista também mencionou as novas táticas das Forças Armadas russas que estipulam uma interação estreita entre vários tipos de drones e caças-bombardeiros que transportam bombas planadoras guiadas por satélite.
"Tudo começa com o reconhecimento aéreo por drones russos Orlan, Zala ou Supercam transportando câmeras diurnas e noturnas. Os drones de reconhecimento localizam as forças ucranianas e, em seguida, os Lancets, os drones FPV e os caças-bombardeiros se concentram", destacou o meio de comunicação.
Militares da unidade feminina de pilotagem de veículos aéreos não tripulados da Brigada de Reconhecimento da Frota do Mar Negro durante treinamentos - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2023
Rússia apresenta drone de reconhecimento capaz de detectar alvos a 2,5 km de distância
Os acontecimentos vieram à tona tendo como pano de fundo as tentativas vãs do Exército da Ucrânia de romper as linhas defensivas russas, uma contraofensiva que o presidente russo Vladimir Putin disse não ter trazido resultados, causando enormes perdas humanas e materiais para as Forças Armadas ucranianas .
Segundo estimativas do Ministério da Defesa russo, a Ucrânia perdeu cerca de 43 mil soldados e 4.900 unidades de equipamento militar desde o início da contraofensiva, em 4 de junho.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала