- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Universidade russa cria associação de organizações de ensino privado dos países do BRICS

© Sputnik / Yevgeny OdinokovUm estande da Universidade russa Sinergia
Um estande da Universidade russa Sinergia - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2023
Nos siga no
Na XV Cúpula do BRICS realizada na África do Sul, a universidade privada russa de Sinergia anunciou a criação da parceria de organizações educativas privadas dos países do BRICS. Já foram enviados convites à adesão a mais de 124 organizações parceiras da Índia, China, Brasil e outros Estados.
O principal objetivo da parceria é desenvolver uma posição consolidada dos intervenientes do setor da educação nos países amigos sobre as questões mais importantes para eles, bem como estabelecer um diálogo com os organismos competentes.
A organização ajudará a abrir sucursais de instituições de ensino nos países do BRICS, desenvolvendo programas de rede e mobilidade acadêmica. Contribuirá também para aumentar a disponibilidade de uma educação de qualidade que satisfaça os requisitos do desenvolvimento econômico inovador e as necessidades da sociedade e dos cidadãos individuais.
No futuro, no âmbito da nova parceria, está previsto combinar os conceitos de programas educativos nacionais para criar uma qualificação comum das universidades dos Estados-membros.
Concretamente, trata-se do programa russo Prioridade 2030, que prevê aumentar o potencial científico e educativo das universidades. Serão igualmente tidos em conta os programas da rede universitária russa e da Liga das Universidades do BRICS.
A Universidade de Sinergia, iniciadora da criação da parceria, é um dos três líderes em número de estudantes estrangeiros na Rússia. A instituição conta agora com cerca de 7.000 estudantes de 89 países, e cerca de 2.000 estrangeiros estudam em formato presencial.
Cerca de metade é proveniente do Egito, de Marrocos, da Argélia, da Tunísia, do Quênia, da Nigéria, dos Camarões, do Gabão, da Somália, do Gana e da Etiópia. Em 2023, a Sinergia matriculou mais de 300 estudantes de países africanos.

"Há muitos anos que a Rússia coopera com os países africanos em muitas áreas, especialmente na educação. Dezenas de milhares de residentes do continente estudaram em nosso país, que mais tarde deram uma contribuição significativa ao desenvolvimento de seus Estados", declarou o presidente da corporação de Sinergia, Vadim Lobov.

Agora, prosseguiu recordando as afirmações do presidente russo, Vladimir Putin, esta cooperação está alcançando um novo nível: estão se fortalecendo os contatos não só a nível das universidades, mas também dos centros de formação profissional secundária.

"Há planos para criar escolas de língua russa na África. A Sinergia também está ativamente estreitando laços educacionais e econômicos com parceiros africanos. Tudo isso nos permitirá multiplicar o número de estudantes africanos em nossos programas educativos e abrir áreas de estudo completamente novas no futuro", destacou o funcionário.

Além dos países africanos, a Universidade de Sinergia está expandindo a cooperação com outros membros do BRICS. Por exemplo, já foi desenvolvido e implantado um programa de duplo diploma com uma universidade associada na China, e este ano a instituição abrirá ali um escritório. Está também previsto abrir escritórios na Índia.

"Como organização associada, apoiaremos sem dúvida esta inciativa. Acreditamos firmemente que servirá de plataforma para que estudantes e professores troquem ideias e pensamentos sobre gestão e campos afins. Trata-se de um novo capítulo para a Índia como nação em termos de relações educativas com a Rússia", declarou neste sentido o diretor do Departamento Internacional do Instituto de Estudos Avançados BSSS indiano, Amit Kumar Nag.

Sessão II do Diálogo de Amigos do BRICS em Joanesburgo, África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Panorama internacional
Como a nova configuração do BRICS criará rotas de comércio inexploradas pelos países-membros?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала