- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã dá passo gigante em direção à autossuficiência nuclear com produção local de césio-137

© Foto / Energy.govFonte de radiação de césio-137 tal como aparece em seu estado final
Fonte de radiação de césio-137 tal como aparece em seu estado final - Sputnik Brasil, 1920, 27.08.2023
Nos siga no
A República Islâmica do Irã passou décadas perseguindo a energia nuclear pacífica como forma de garantir a sua independência energética a longo prazo. Os EUA e os seus aliados impuseram sanções contra o país, alegando que Teerã pretendia secretamente construir uma bomba nuclear, o que vai contra os princípios do Islã.
A Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI, na sigla em inglês) relatou um grande avanço doméstico no programa de energia nuclear do país neste domingo (27), revelando o césio-137, um radioisótopo usado em uma variedade de aplicações médicas e industriais, produzido por cientistas nucleares iranianos pela primeira vez.
Falando em uma exposição em Teerã onde foi revelado o césio-137 fabricado no Irã, o chefe da AEOI, Mohammad Eslami, sublinhou que o avanço foi um sinal do progresso feito pela indústria nuclear do país, apesar da pressão ocidental.
"Os nossos inimigos eram e são contra a indústria nuclear do Irã, mas todos deveriam saber que a indústria nuclear é uma indústria estratégica", disse Eslami. O país é agora capaz de projetar, construir e manter reatores nucleares e pode contar com recursos nacionais e engenhosidade no ciclo do combustível nuclear, observou ele.
Eslami disse que a descoberta do сésio-137 vai ser útil para aplicações que vão desde sistemas de instrumentação industrial até o setor de petróleo e gás. Os cientistas iranianos passaram seis meses desenvolvendo a tecnologia para produzir o isótopo, acrescentou.

Na verdade, o césio-137, produzido como subproduto de processos de fissão nuclear, é utilizado em quantidades minúsculas em uma vasta gama de áreas, desde equipamentos de detecção de radiação, como contadores Geiger e Mueller, até dispositivos médicos de radioterapia, medidores industriais, medidores de fluxo, calibração equipamentos e radiografia industrial. Também pode ser usado para expor alimentos, cosméticos e outros produtos de consumo a pequenas quantidades de radiação ionizante para matar pragas ou outros microrganismos potencialmente nocivos.

O césio-137 é raro e não é barato, com pequenas ampolas contendo menos de 75 kBq (ou cerca de dois microcuries) custando cerca de US$ 1.000 (R$ 4.873,60) cada, por exemplo. Os isótopos de césio-137 têm meia-vida de até 30 anos, seis vezes a do cobalto-60 – outro isótopo popular usado para radiografia industrial e aplicações médicas.
Banco Central do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Panorama internacional
Irã: recuperamos 7 vezes mais ativos nas últimas 3 semanas que em todo o ano de 2022

Programa nuclear iraniano

O Irã intensificou dramaticamente as suas atividades de enriquecimento e armazenamento de urânio a partir de 2019, exatamente um ano após o colapso do acordo nuclear , ou Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) em 2018, após a retirada unilateral de Washington do acordo. O JCPOA impôs duras restrições ao programa nuclear pacífico do país em troca do levantamento das sanções dos EUA e da Europa.
A administração Biden reiniciou negociações indiretas com o Irã sobre a reativação do acordo nuclear em 2021, mas as conversações estagnaram devido aos esforços dos EUA para impor condições adicionais ao pacto e à recusa de Washington em levantar a designação de terrorismo contra o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, que combate o terrorismo.
As atividades nucleares do Irã levaram Israel, principal aliado dos EUA no Médio Oriente, a afirmar que Teerã está acumulando materiais para construir uma bomba nuclear – uma afirmação que Tel Aviv tem repetido incansavelmente durante mais de uma década. Israel complementou as alegações sobre as ambições do Irã em matéria de armas nucleares com ameaças de bombardear as instalações nucleares do país, de forma independente ou em coordenação com os militares dos EUA.
A República Islâmica do Irã nega ter qualquer ambição de prosseguir armas nucleares ou quaisquer outras armas de destruição em massa, citando fatwas (decisões legais religiosas), emitidas pelos seus líderes supremos, considerando que tais armas são contra os preceitos islâmicos. O Irã cumpriu a sua palavra sobre as armas de destruição em massa em meados da década de 1990, quando destruiu os seus estoques de armas químicas e aderiu à Convenção sobre Armas Químicas. O país também nunca utilizou o seu arsenal químico durante a Guerra Irã-Iraque de 1980-1988, apesar de ter o direito legal de fazê-lo ao abrigo do direito internacional devido aos repetidos ataques iraquianos contra tropas e cidades iranianas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала