- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

O que são os kits de bombas JDAM-ER e como a Rússia os poderia contrariar?

© AFP 2023 / Força Aérea dos EUA / HandoutBomba JDAM-ER exibida em um caça F-16 no Novo México, EUA (imagem de arquivo)
Bomba JDAM-ER exibida em um caça F-16 no Novo México, EUA (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Nos siga no
A Ucrânia anunciou em março ter recebido dos EUA bombas planadoras JDAM-ER configuradas para uso em caças soviéticos. Suas caraterísticas serão uma dor de cabeça para as forças russas?
A Força Aérea da Ucrânia confirmou que Kiev possui e usa kits de bombas planadoras inteligentes JDAM-ER fornecidas pelos EUA. Qual é a finalidade dessas armas? Quais são suas capacidades, e que ferramentas os militares russos têm à sua disposição para detê-las? A Sputnik explica.

Como a Ucrânia está usando seus JDAM-ER?

A Força Aérea da Ucrânia exibiu um kit de bomba planadora JDAM-ER preso à asa de um caça Su-27. A mensagem comemorativa de Nikolai Oleshchuk, comandante da Força Aérea ucraniana, que dizia "Morte aos moskals, pela Ucrânia", sendo moskal um termo depreciativo usado pelos nacionalistas ucranianos para se referir aos russos, coincidiu com as festividades do 32º aniversário do Dia da Independência da Ucrânia.
A Ucrânia confirmou oficialmente a posse das JDAM-ER no final de março, e as forças ucranianas supostamente lançaram em abril quatro JDAMs de 225 kg em um prédio residencial em Artyomovsk (Bakhmut, na denominação ucraniana), em uma aparente tentativa de deter as forças russas, que acabaram libertando a cidade em maio.
Caça F15K da Força Aérea sul-coreana dispara 2 bombas JDAM (Joint Direct Attack Munition) contra um alvo em uma ilha do país, 4 de outubro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023
Operação militar especial russa
Mídia: EUA investigam falha de 'bombas inteligentes' JDAM na Ucrânia
Yuri Knutov, especialista militar russo, disse à Sputnik que é difícil prever onde exatamente a Ucrânia tentará implantar suas JDAM-ER.
"De tempos em tempos, a aviação ucraniana opera na direção a sul de Donetsk e na direção de Zaporozhie, inclusive usando bombas semelhantes. Um ataque especialmente grande foi lançado pelas forças ucranianas na direção de Zaporozhie usando várias bombas, mísseis de cruzeiro Storm Shadow, [bombas] JDAM e foguetes Himars", de acordo com Knutov.
"Além disso, eles usaram essas munições caras e de alta precisão especificamente contra trincheiras. Não contra alvos específicos, mas contra trincheiras mantidas por nossos militares. Isso demonstra o desejo do Exército ucraniano de avançar, mesmo que só um pouco, a qualquer custo, e depois declarar ao mundo inteiro que as forças ucranianas conseguiram obter pelo menos alguma vitória significativa" em sua contraofensiva, resumiu.

O que fazem as JDAM-ER?

As JDAM-ER são bombas fabricadas pela montadora norte-americana Boeing e projetadas para converter "bombas burras" (ou seja, munições não guiadas) em "bombas inteligentes", ou seja, munições de precisão equipadas com aletas e algum tipo de sistema de orientação para permitir que percorram distâncias maiores e atinjam alvos terrestres com precisão.
O kit de bombas, feitas para todos os climas, vem com orientação por GPS, e foi projetado para acomodar bombas com uma carga útil de até 900 kg. Elas podem atingir um alcance de até 70 km ou mais e se desviar de um alvo por até 11 metros, quando lançadas de aeronaves americanas compatíveis. Acredita-se que suas capacidades, quando disparadas de jatos soviéticos da Ucrânia, são menores, com um alcance de 40-50 km e um desvio do alvo de 50 metros, disse Knutov.
Para isso, o Pentágono forneceu kits personalizados equipados com barramentos de dados digitais. O barramento de dados fornece à bomba informações sobre sua localização e velocidade durante o lançamento, com as equipes terrestres programando manualmente as coordenadas do alvo na bomba antes do início da missão.

Há pontos fracos nas JDAM-ER que a Rússia poderia explorar?

O maior problema com as bombas é que, para que sejam usadas com eficácia, as aeronaves ucranianas que as transportam precisam se aproximar do alcance das defesas antiaéreas russas antes de as disparar. A uma distância de 20 a 140 km de seus alvos, os aviões ucranianos correm o risco de serem derrubados pelas defesas antiaéreas de médio alcance da Rússia, incluindo os sistemas de mísseis Pantsir, Tor e Buk.
Além disso, os caças de Kiev podem ser alvejados pelos sistemas de mísseis S-300 e S-400, que operam em distâncias de afastamento muito além do alcance dos mísseis transportados pelos aviões inimigos, entre 75 e 400 km.
Sistema de defesa antiaérea S-125 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2023
Operação militar especial russa
Forças russas destroem com armas de alta precisão locais de armazenamento de mísseis estrangeiros
Isso coloca quase todo o espaço aéreo ucraniano a leste do rio Dniepre dentro do alcance das defesas antiaéreas russas, o que torna as operações de aeronaves e helicópteros militares altamente perigosas. Na sexta-feira (25) as forças russas informaram ter abatido dois jatos Su-25 ucranianos sobre as regiões de Kherson e Donetsk, enquanto um representante russo na região de Zaporozhie disse que os militares ucranianos perderam um jato durante a luta pela cidade estratégica de Rabotino, que faz parte da região.
O sofisticado equipamento de guerra eletrônica do Exército russo também pode bloquear os sistemas de orientação das bombas orientadas por GPS, fazendo com que elas se desviem do alvo e errem na mira. Por causa disso, um oficial dos EUA confirmou que o Pentágono tem "aconselhado" as forças ucranianas a tentar identificar e destruir os equipamentos de guerra eletrônica russos, que também têm afetado com sucesso outros sistemas avançados fabricados pelos EUA, tais como os projéteis de lançadores de foguetes Himars.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала