- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA aumentam em mais de 2 vezes as importações de urânio da Rússia em 2023

© AP Photo / Mikhail MetzelFuncionário operando máquina para produção de pastilhas de urânio para reatores nucleares na usina de Ulba Metal, na cidade de Ust-Kamenogorsk, no leste do Cazaquistão, a 900 quilômetros da capital, Astana
Funcionário operando máquina para produção de pastilhas de urânio para reatores nucleares na usina de Ulba Metal, na cidade de Ust-Kamenogorsk, no leste do Cazaquistão, a 900 quilômetros da capital, Astana - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Nos siga no
O comércio de urânio continua entre os dois países, com os suprimentos e os respectivos valores subindo aos maiores indicadores desde os anos 2000, segundo dados calculados pela Sputnik.
Os EUA compraram 416 toneladas de urânio da Rússia durante o primeiro semestre de 2023, excedendo assim a cifra do ano passado em 2,2 vezes, revelam cálculos da Sputnik baseados em dados oficiais dos EUA.
Segundo os cálculos, de janeiro a junho de 2022 os EUA tinham comprado 188 toneladas de urânio da Rússia, enquanto no período homólogo deste ano o valor subiu em cerca de 2,2 vezes.
A última vez que tais valores foram registrados foi em 2005, quando a Rússia exportou 418 toneladas de combustível para os EUA.
Um caminhão transporta contêineres com urânio de baixo enriquecimento para ser usado como combustível para reatores nucleares, em um porto de São Petersburgo, Rússia, 14 de novembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Panorama internacional
Espanha compra urânio russo porque as sanções da União Europeia não o proíbem, diz mídia
Os EUA pagaram assim US$ 696,5 milhões (R$ 3,39 bilhões) pelo urânio importado da Rússia, o maior valor desde 2002. Trata-se de um aumento do valor dos suprimentos de 2,5 vezes, enquanto a proporção das importações da Rússia subiu 13 pontos porcentuais, para 32%.
Em 8 de agosto o jornalista Clayton Morris disse que os EUA e a UE estão em pânico por causa de sua dependência do urânio da Rússia.
Os países ocidentais, incluindo os EUA, impuseram sanções abrangentes contra a Rússia a partir do começo da operação militar especial da Rússia na Ucrânia. Ao mesmo tempo, eles têm evitado mirar o setor de energia nuclear, que tem sido negligenciado pelo Ocidente em comparação com a Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала