- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Espanha compra urânio russo porque as sanções da União Europeia não o proíbem, diz mídia

© AP Photo / Dmitry LovetskyUm caminhão transporta contêineres com urânio de baixo enriquecimento para ser usado como combustível para reatores nucleares, em um porto de São Petersburgo, Rússia, 14 de novembro de 2013
Um caminhão transporta contêineres com urânio de baixo enriquecimento para ser usado como combustível para reatores nucleares, em um porto de São Petersburgo, Rússia, 14 de novembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2023
Nos siga no
O governo da Espanha atribuiu a compra de urânio da Rússia à ausência de sanções da União Europeia (UE) contra esta fonte de combustível, escreve o El Mundo com referência aos dados governamentais.
De acordo com o jornal, o governo espanhol citou a ausência de uma proibição efetiva da UE ao urânio russo para justificar a continuação da importação desse material desde o início do conflito na Ucrânia, em resposta a uma interpelação parlamentar. Nela, o deputado da coligação Unidas Podemos e presidente da Comissão de Transição Ecológica, Juantxo López de Uralde, pediu ao governo para apresentar dados relativos ao transporte de combustível nuclear na Espanha nos últimos meses.

"Até agora, nenhuma das sanções impostas à Rússia na sequência do conflito na Ucrânia afetou as atividades da ENUSA [empresa nuclear estatal] ou importações de matérias-primas como o urânio", cita o jornal a resposta do governo espanhol ao deputado.

"Quaisquer sanções ou restrições que afetem a importação de qualquer produto ou matéria-prima de outro país devem ser consideradas no âmbito da UE", acrescenta o governo.
Logotipo da Rosatom (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 04.05.2023
Panorama internacional
Brasil e Rússia acordam contrato de fornecimento de urânio natural, diz Rosatom
A Rússia tem observado que o Ocidente não tem coragem de admitir o fracasso das sanções contra a Rússia. Nos próprios países ocidentais foi frequentemente expressa a opinião de que as sanções antirrussas são ineficazes.
Anteriormente foi divulgado que a empresa estatal russa Rosatom anunciou a assinatura de um contrato de fornecimento de urânio natural com as Indústrias Nucleares do Brasil. Em dezembro de 2022 foi assinado um acordo que prevê a comercialização de urânio russo para usinas brasileiras de 2023 a 2027.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала