- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aviação do Exército negocia aquisição de 12 helicópteros Black Hawk para modernizar a frota

UH-60 Black Hawk - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Nos siga no
Atualmente o Brasil tem no ramo quatro helicópteros Black Hawk e oito modelos AS532, mas ambos exibem elevada obsolescência face às novas capacidades presentes em aeronaves mais recentes.
O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) brasileiro planeja substituir a atual frota de Black Hawk norte-americanos e os Airbus Helicopters AS532 UE Cougar europeus por novos modelos dos helicópteros americanos, indicou na sexta-feira (25) o portal Tecnologia & Defesa.
A negociação, feita em coordenação com os comandos superiores, é para um lote de 12 Black Hawk novos, cuja recepção deve começar em 2025. Também está sendo discutida a possibilidade de a frota ter a provisão para receber armamentos e cumprir missões de ataque, tendo assim um uso dual.
Para chegar à substituição, foram avaliados o AW139M e AW149, da italiana Leonardo; o americano Bell UH-1Y Venon; e o americano Sikorsky UH-60M Black Hawk. A frota deve ficar completa a partir de 2024, com a opção de até mais quatro unidades além das 12 acordadas.
Imagem de um veículo de pouso e decolagem vertical, o eVTOL, desenhado pela empresa Embraer - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2023
Notícias do Brasil
Brasil pode ganhar força na produção global de 'carros voadores'? Consultor comenta fábrica em SP
Os dois modelos antigos atualmente na AvEx apresentam elevada obsolescência, devido a um cockpit analógico, estando cada vez mais caros de serem operados devido à escassez de peças de reposição. Eles são os únicos no ramo militar que não passaram pelo processo de modernização.
Ao todo, estão em serviço quatro Black Hawk no 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) em Manaus, e oito AS532, que estão divididos entre o 2º BAvEx em Taubaté e o 3º BAvEx em Campo Grande (MS).
Os Black Hawk foram recebidos em 1997 para apoiar as ações do Brasil durante a Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP), e as aeronaves integraram mais tarde o 4º BAvEx. Já os AS532 chegaram em 2002.
Os exemplares desativados serão desmontados e as peças em condições de uso serão usadas para manter o restante da frota em serviço. A partir de 2024, num prazo aproximado de cinco anos, tanto o Black Hawk quanto o Cougar deverão estar fora de operação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала