- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Câmara tem até 2025 para readequar bancadas de acordo com a população de cada estado

© Zeca Ribeiro/Agência CâmaraPlenário da Câmara em sessão deliberativa. Brasília (DF), 23 de agosto de 2023
Plenário da Câmara em sessão deliberativa. Brasília (DF), 23 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2023
Nos siga no
STF formou maioria a favor da medida nesta sexta-feira (25). Ao proferir seu voto, Luiz Fux afirmou que a lei atual gera sub-representação de estados e mau funcionamento do sistema democrático.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para que a Câmara dos Deputados revise, até 30 de junho de 2025, o número de deputados de cada estado, para que a distribuição de assentos na Casa se torne proporcional à população de cada unidade federativa.
Feita em plenário virtual, a votação teve início na última sexta-feira (18) e alcançou maioria de votos na tarde desta sexta-feira (25), com sete votos a favor e nenhum voto contra. A medida é uma resposta a uma ação protocolada no tribunal em 2017 pelo estado do Pará.
Na ação, a procuradoria do Pará destacou a lei de 1993 que estipulou o mínimo de oito e o máximo de 70 deputados por estado. Porém, apontou a ausência de uma lei complementar que determine a atualização do número conforme as mudanças demográficas.
A bancada do Pará na Câmara tem atualmente 18 deputados. Com o recálculo, que terá como base o Censo de 2022, pode ganhar mais quatro assentos na Casa.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de cerimônia do Dia do Exército, com a Imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha Exército Brasileiro, em Brasília, DF, 19 de abril de 2022  - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2023
Notícias do Brasil
Com apreciação em declínio, Forças Armadas não vão se mobilizar caso Bolsonaro seja preso, diz mídia
Votaram a favor do recálculo o relator da ação, o ministro Luiz Fux, e os ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes. Em seu voto, conforme noticiou a Agência Brasil, Fux destacou que a lei atual compromete o bom funcionamento do sistema democrático.
"A omissão legislativa identificada no caso concreto gera um evidente mau funcionamento do sistema democrático, relacionado à sub-representação das populações de alguns estados na Câmara dos Deputados em grau não admitido pela Constituição", disse o ministro.
Se a Câmara não promover o recálculo até a data estipulada pelo STF, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficará encarregado de determinar, até outubro de 2025, o número de deputados federais de cada estado e do Distrito Federal para a legislatura de 2027.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала