- Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2023
Cúpula do BRICS 2023
A 15ª Cúpula do BRICS será realizada entre os dias 22 e 24 de agosto em Joanesburgo, na África do Sul. A correspondente da Sputnik Brasil Ana Lívia Esteves apresentará análises, entrevistas e muito mais diretamente do local.

Moeda de transação do BRICS pode se chamar 'R5', revela fonte à Sputnik durante 15ª Cúpula do bloco

© Sputnik15ª Cúpula do BRICS na África do Sul
15ª Cúpula do BRICS na África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Nos siga no
Após adesão dos seis novos Estados-membros ao BRICS, grupo deve concentrar esforços em definir os critérios para futuras adesões e mecanismos para a liquidação de pagamentos intrabloco com o desenvolvimento de uma moeda para transações internacionais.
A almejada moeda para transações internacionais do BRICS, que vai permitir aos membros do bloco comercializar sem utilizar o dólar norte-americano, poderá se chamar "R5", revelou uma fonte da Sputnik Brasil durante a 15ª Cúpula do bloco em Joanesburgo, África do Sul.
O nome é inspirado nas moedas nacionais dos cinco membros fundadores do bloco: real, moeda em circulação no Brasil, rublo, da Rússia, rupia, da Índia, renminbi (ou yuan), da China, e rand, da África do Sul.

Em seu discurso de terça-feira (22) no Fórum Empresarial do BRICS, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que "o processo objetivo e irreversível de desdolarização dos nossos laços econômicos está ganhando impulso".

Segundo Putin, o bloco está fazendo esforços para desenvolver mecanismos eficazes de liquidação mútua e de controle monetário e financeiro.
Em entrevista à Sputnik, o economista argelino Murad Kuwashy disse acreditar "que a moeda do BRICS e essa aliança fortalecerão as economias dos países-membros. O Produto Interno Bruto [PIB] total dos países do BRICS já excede este índice das nações do G7 [grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido]".
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do bloco e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em entrevista, afirmou que entre os objetivos imediatos do banco está o empréstimo em moedas nacionais, o que segundo analistas reduz a importância do dólar nas transações comerciais dos Estados-membros e abre maior espaço para a criação de instrumentos financeiros multilaterais.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, participa com chefes de Estado e de governo de países convidados e organizações multilaterais por videoconferência da 15ª Cúpula do BRICS, 24 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Panorama internacional
Declaração do BRICS: defendemos resolução do conflito ucraniano através do diálogo e diplomacia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала