- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Economista: desenvolvimento econômico do BRICS pode acabar com hegemonia do dólar em 7 anos

© Sputnik / Sergey Pyatakov / Acessar o banco de imagensAs bandeiras dos países que fazem parte do BRICS
As bandeiras dos países que fazem parte do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2023
Nos siga no
Em entrevista à Sputnik, o economista argelino Murad Kuwashy disse que o desenvolvimento econômico dos países-membros do BRICS e sua cooperação no âmbito do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) podem destruir a hegemonia do dólar nos próximos sete anos.
"Acredito que o Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS pode se tornar o emissor de uma moeda digital única para os países do grupo. Nos últimos anos o Sul Global tem abertamente expressado descontentamento com o sistema de funcionamento do FMI e do Banco Mundial. Por isso, o NBD, com a sua política financeira neutra, tem uma boa chance de alcançar um desenvolvimento incrivelmente bem-sucedido no curto prazo", disse Kuwashy.
O economista enfatizou que a vinculação de uma série de moedas nacionais ao dólar tem levado muitas vezes a crises financeiras – incluindo globais. Portanto, a tendência atual de desdolarização é mais do que justificada.

"O abandono do dólar dos EUA pode dar frutos no médio prazo, quando o NBD estiver suficientemente desenvolvido e organizado para realizar transações internacionais complexas. Acredito que, dentro de 7 a 8 anos, veremos uma rápida perda de posições do dólar", opina Kuwashy.

Notas de dólar (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2023
Panorama internacional
Analista explica como os países do BRICS podem acelerar processo de desdolarização
"Em geral, acredito que a moeda do BRICS e essa aliança fortalecerão as economias dos países-membros. O PIB total dos países do BRICS já excede este índice das nações do G7. É evidente que, com o crescimento do bloco, a superioridade do BRICS apenas aumentará. A propósito, este foi um dos fatores por trás do aumento acentuado da popularidade do grupo entre outros Estados", concluiu o economista argelino.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала