- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

China afirma na ONU que munições de fragmentação podem levar a desastres humanitários na Ucrânia

© AP Photo / John MinchilloO representante permanente da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, fala durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), na sede das Nações Unidas, 19 de abril de 2022
O representante permanente da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, fala durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), na sede das Nações Unidas, 19 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Nos siga no
O uso de munições de fragmentação na Ucrânia pode resultar em desastres humanitários no país, disse o embaixador chinês nas Nações Unidas, Zhang Jun, nesta quinta-feira (24).
"A transferência e utilização irresponsável de munições cluster [ou de fragmentação] poderia facilmente dar origem a desastres humanitários", afirmou Zhang durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU (CSNU) sobre o conflito na Ucrânia.
No início deste mês, o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, disse que a organização se posiciona firmemente contra o uso de munições de fragmentação em qualquer lugar do mundo.
Os Estados Unidos decidiram fornecer munições de fragmentação à Ucrânia, apesar das críticas à arma por parte de países de todo o mundo. De acordo com o Pentágono, na semana passada, a Ucrânia forneceu aos EUA informações que indicam o uso adequado de munições de fragmentação até agora.
A Rússia alertou repetidamente o Ocidente para não fornecer armas à Ucrânia, observando que a decisão dos Estados Unidos de enviar munições cluster para a Ucrânia é uma provocação que está a aproximar a humanidade de uma nova guerra mundial, afirmou o embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, no dia 7 de julho, comentando a decisão de Washington.
Antonov sublinhou que os Estados Unidos estão tão obcecados com a ideia de derrotar a Rússia que não percebem a gravidade das suas ações, que apenas levam a um aumento no número de vítimas e prolongam a agonia do regime de Kiev.
"A crueldade e o cinismo com que Washington abordou a questão da transferência de armas mortais para Kiev é impressionante", destacou o embaixador.
Flores e brinquedos de pelúcia no memorial em memória das crianças mortas devido a bombardeios das Forças Armadas da Ucrânia em Donetsk, foto publicada em 27 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2023
Operação militar especial russa
Crianças que morreram em Donbass devido à agressão ucraniana nunca serão esquecidas, diz Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала