- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Crianças que morreram em Donbass devido à agressão ucraniana nunca serão esquecidas, diz Rússia

© Sputnik / Sergei AverinFlores e brinquedos de pelúcia no memorial em memória das crianças mortas devido a bombardeios das Forças Armadas da Ucrânia em Donetsk, foto publicada em 27 de julho de 2023
Flores e brinquedos de pelúcia no memorial em memória das crianças mortas devido a bombardeios das Forças Armadas da Ucrânia em Donetsk, foto publicada em 27 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.07.2023
Nos siga no
A comissária de direitos humanos da República Popular de Donetsk lembrou as crianças mortas por Kiev na última década, depois que a república proclamou independência em meio ao golpe de Estado na capital ucraniana.
Os moradores de Donbass se lembrarão para sempre das crianças que morreram como resultado da agressão da Ucrânia, disse à Sputnik nesta quinta-feira (27) Daria Morozova, comissária de direitos humanos da República Popular de Donetsk (RPD), no Dia da Memória das Crianças Vítimas da Guerra.
O Dia da Memória das Crianças Vítimas da Guerra em Donbass é comemorado na RPD em 27 de julho, no aniversário do bombardeio da cidade de Gorlovka pelas forças ucranianas, que matou 13 pessoas.
A data passou a ser comemorada após um decreto de 11 de julho de 2022 de Denis Pushilin, líder da RPD, a fim de comemorar a memória das crianças que morreram desde 2014 no território de Donbass sob fogo dos militares ucranianos.
Isso aconteceu depois que o golpe de Estado pró-ocidental em Kiev em 2014 levou à proclamação popular da República Popular de Lugansk (RPL) e da República Popular de Donetsk (RPD) nesse mesmo ano, a seguir à qual Kiev enviou tropas e nacionalistas para bombardear as populações civis de Donbass.
Corredor da prisão na área do aeroporto de Mariupol - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2023
Panorama internacional
'Sangue fresco nas paredes': vítimas contam como foram torturadas pelas forças de Kiev
Todos os anos são realizadas ações para homenagear as crianças de Donbass que morreram, não só no território da RPD, mas também em muitas cidades russas.
"Lembraremos para sempre os nossos anjos que se tornaram vítimas inocentes da agressão ucraniana e faremos o possível para trazer paz à nossa região, para que as crianças não conheçam a dor que a guerra traz", comentou Morozova.
A comissária de direitos humanos sublinhou que a morte de uma criança é a coisa mais terrível que pode acontecer na vida de uma pessoa.
"É esse pesadelo que tem sido uma realidade para os moradores de Donbass há nove anos. Durante todos esses anos, nossos filhos foram privados da infância, da adolescência, da juventude. Elas tiveram que se acostumar à guerra", disse Morozova.
Desde 2014, 228 crianças morreram no território da RPD em resultado de ataques das forças de Kiev. Outras 789 crianças foram feridas com diversa gravidade.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала