- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'É uma piada': Marinha dos EUA descomissiona navio de guerra que esteve em serviço menos de 5 anos

© Foto / Marinha dos EUAUSS Sioux City, um LCS da classe Freedom
USS Sioux City, um LCS da classe Freedom - Sputnik Brasil, 1920, 17.08.2023
Nos siga no
O navio de guerra, comissionado em 17 de novembro de 2018, deveria servir por mais 25 anos, mas sua tripulação baixou sua bandeira pela última vez em 14 de agosto de 2023, durante uma cerimônia solene na Base Naval de Mayport, na Flórida.
Esta é uma decisão que evidencia os desafios enfrentados pelo programa de navios de combate litorâneos (LCS, na sigla em inglês) da Marinha dos EUA. A Marinha desativou oficialmente o USS Sioux City, um LCS da classe Freedom, após menos de cinco anos de serviço.
O descomissionamento vem na sequência de questões mais amplas em torno do programa LCS, que foi concebido como uma solução econômica para lidar com a ampla gama de missões por meio de navios de superfície pequenos e ágeis.
No entanto, o programa tem enfrentado desafios persistentes relacionados à adequação dos navios às suas tarefas, confiabilidade e capacidade de sobrevivência. Os problemas com os sistemas de propulsão têm sido constantes e os custos operacionais foram considerados comparáveis aos dos destróieres.
Navios de guerra das Marinhas chinesa e russa durante exercício militar - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
EUA ficam alarmados ao avistarem 11 navios de guerra da Rússia e China perto do Alasca, diz mídia
O prefeito de Sioux City, Bob Scott, expressou frustração, destacando o orgulho que sua comunidade sentia por ter um navio com o nome de sua cidade.

"Bem, acho que é uma piada. Quero dizer, eles mobilizaram nossa comunidade; nós aderimos e arrecadamos muito dinheiro [...]. É inaceitável gastar US$ 350 milhões [R$ 1,7 bilhão] sabendo que eles [os navios] são aparentemente um problema e desperdiçar o dinheiro dos contribuintes", disse Scott.

Ele criticou a decisão da Marinha de descomissionar o navio após um investimento financeiro substancial, especialmente considerando as questões que afetam o programa LCS.
O almirante da Marinha aposentado James Stavridis reiterou as preocupações sobre o momento da decisão, já que os EUA estão atrás da China na construção naval. No entanto, ele também sugeriu que o fato de a Marinha se concentrar em sistemas com maior capacidade de sobrevivência contra adversários avançados pode exigir escolhas difíceis.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала