- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China alerta Cingapura: 'EUA são o maior fator de desestabilização do mundo'

© AP Photo / Petr David JosekO diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores da China, Wang Yi, fala na Conferência de Segurança de Munique em Munique, 18 de fevereiro de 2023
O diretor do Gabinete da Comissão Central de Relações Exteriores da China, Wang Yi, fala na Conferência de Segurança de Munique em Munique, 18 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.08.2023
Nos siga no
Em conversa com o primeiro-ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong, na sexta-feira (11), o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertou que um dos maiores parceiros geopolíticos da cidade-Estado, os EUA, seriam uma fonte interminável de caos e instabilidade.
"Os EUA, por sua motivação para manter a hegemonia unipolar, estão pouco dispostos a ver o desenvolvimento e a revitalização da China e de outros países emergentes", disse o chanceler chinês ao premiê de Cingapura.
"Por um lado, ele [Washington] tolera e apoia que as forças independentistas de Taiwan contem com os EUA para buscar a independência, tentando cruzar as linhas vermelhas da China. Por outro lado, ele elimina a pretensão de concorrência justa e coage outros países a um protecionismo unilateral contra a China. Estas práticas perversas só prejudicarão sua própria credibilidade, desvelando o fato de que os EUA se tornaram o maior fator de desestabilização do mundo", disse Wang.
O chanceler da China está em uma turnê pelo Sudeste Asiático para reforçar as relações chinesas com Cingapura, Camboja e Malásia em meio a uma disputa acirrada com as Filipinas sobre um recife contestado no mar do Sul da China e a um esforço maior de Washington para afastar as potências regionais de Pequim.
Soldados filipinos participam de cerimônia de hasteamento de bandeira na Ilha Mavulis, Batanes, 29 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2023
Panorama internacional
Filipinas planejam enviar reservistas ao mar do Sul da China para combater Pequim, diz Manila
Em junho, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, visitou Cingapura também, reunindo-se com o vice-primeiro-ministro do país Lawrence Wong para reafirmar sua "parceria bilateral de defesa robusta e de longa data" e "sua visão compartilhada por uma região livre e aberta do Indo-Pacífico".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала