- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PF cumpre 3 mandados de busca em ação que investiga recrutamento para o Daesh no Brasil

© AFP 2023 / Carl de SouzaPolícia Federal
Polícia Federal - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (10), a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão em investigação que busca novas provas de possíveis recrutamentos de adolescentes para integrarem o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte, com a PF realizando duas buscas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, segundo a Folha de São Paulo.
No dia 11 de junho um brasileiro foi preso no portão de embarque do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, prestes a viajar ao exterior para se juntar ao grupo terrorista e recrutou adolescentes, por meio de aplicativos de mensagem, para também promoverem e integrarem a organização.
Portão de entrada de um dos postos de observação militar instalados pela Turquia em Idlib, na Síria - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2023
Panorama internacional
Líder do Daesh é liquidado na Síria por serviços de inteligência da Turquia, diz Erdogan
O Daesh é um grupo radical sunita, uma das vertentes do islamismo, que atua em áreas da Síria e do Iraque. O grupo foi criado a partir da vertente iraquiana da Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), responsável por planejar e executar os ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, relembra a mídia.
De acordo com a PF, a atuação do homem preso trata-se de crime de corrupção de menores, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, na medida em que prevê a prática do crime no ambiente virtual, cuja pena é de um a quatro anos de reclusão para cada jovem recrutado.
Como a conduta visou induzir os menores a cometer infrações previstas na Lei de Terrorismo, considerada como crime hediondo, as penas são aumentadas em um terço.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала