'Parede de mísseis' dos EUA pode virar alvo fácil para adversários, diz mídia

© Sputnik / Sergei StepanovSistemas americanos táctico-operacionais de mísseis e artilharia de grande mobilidade M142 Himars nas manobras Saber Strike na Estônia
Sistemas americanos táctico-operacionais de mísseis e artilharia de grande mobilidade M142 Himars nas manobras Saber Strike na Estônia - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Nos siga no
Recentemente, os fuzileiros navais dos EUA anunciaram a implantação de sua primeira unidade móvel e não tripulada de lançamento de mísseis de cruzeiro.
A mídia internacional relatou que a arma de guerra, oficialmente chamada Unidade Terrestre Operada Remotamente de Veículo de Lançamento Expedicionário (ROGUE, na abreviatura inglesa) é um componente da estratégia de contenção americana de seus adversários designada "parede de mísseis".
O especialista militar chinês Shao Yogling afirmou à edição China Military que o ROGUE é um sistema lançador de mísseis de cruzeiro baseado no solo, instalado em uma plataforma autônoma 4x4, de tamanho compacto e boa manobrabilidade, adequado para ser implantado em ilhas.
Além disso, afirma o especialista, o sistema pode transportar apenas um míssil Tomahawk ou dois mísseis de ataque convencionais.
Joe Biden, presidente dos EUA, dá comentários sobre a economia, no Old Post Office, Chicago, Illinois, EUA, 28 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2023
Panorama internacional
Visita anunciada de Biden ao Vietnã 'provavelmente visa conter a China', diz mídia
Shao indica que a estratégia americana tem estado focada em suas embarcações, mas que estas são grandes e caras demais, além de terem suas capacidades ultrapassadas por seus adversários.
Sendo assim, os norte-americanos seguem tentando encontrar meios não apenas para elevar sua capacidade de ataque, como também encontrar um meio de contenção móvel, com um custo-benefício vantajoso.
Apesar de esta estratégia de parede de mísseis ser algo novo, o especialista afirma que é preciso ter muita cautela, e que os EUA terão um grande desafio pela frente para encontrar os locais ideais onde estes sistemas possam ser implantados.
"Politicamente, será difícil para os EUA encontrar um local adequado", destacou o especialista, ressaltando que uma possível opção seria o Japão, contudo, a primeira cadeia de ilhas também está ao alcance das capacidades de mísseis dos adversários.
Shao também enfatiza que os sistemas americanos baseados em terra, caso sejam implantados nas ilhas, poderiam ser atingidos pelo poder de fogo dos adversários, virando um alvo fácil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала