- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Facção criminosa assume assassinato de candidato no Equador e ameaça outro presidenciável (VÍDEO)

© AP Photo / Mídia AssociadaO candidato presidencial Fernando Villavicencio fala durante um evento de campanha em uma escola minutos antes de ser morto a tiros do lado de fora da mesma escola em Quito, Equador, 9 de agosto de 2023
O candidato presidencial Fernando Villavicencio fala durante um evento de campanha em uma escola minutos antes de ser morto a tiros do lado de fora da mesma escola em Quito, Equador, 9 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Nos siga no
A morte de Villavicencio aconteceu a menos de 15 dias das eleições presidenciais, nas quais a questão da insegurança aparece como a principal preocupação. Em fevereiro, candidato a prefeito no país também foi assassinado.
Após o chocante assassinato do candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio, na noite de ontem (9), um grupo de homens que faz parte da facção criminosa Los Lobos assumiu a responsabilidade pela ação que matou Villavicencio com três tiros ao entrar em um carro depois de um comício em Quito.
A facção, uma das maiores do Equador, acusa o então candidato de ter feito um acordo com o crime organizado e não ter cumprido suas promessas, além disso, ameaça fazer o mesmo com outros "candidatos políticos corruptos" como "Jan Topic".
"Queremos deixar claro para todos que cada vez que políticos corruptos não cumprirem com suas promessas antes estabelecidas, quando receberem nosso dinheiro – que são milhões de dólares –, para financiar suas campanhas, serão executados […] Isso se repetirá quando os corruptos não cumprirem suas palavras […] você também, Jan Topic", diz um porta-voz rodeado de outros criminosos vestidos de preto encapuzados e com rosto coberto enquanto exibem suas armas de fogo.
Jan Topic é economista e também concorre à presidência. Após o assassinato, ele disse em uma postagem que estava suspendendo momentaneamente suas atividades de campanha.
De acordo com a BBC, Los Lobos é a segunda maior gangue do Equador, com cerca de 8.000 membros, muitos deles encarcerados. O grupo é uma facção separatista da gangue Los Choneros e acredita-se que Los Lobos tenha ligações com o Cartel de Jalisco Nova Geração (CJNG), com sede no México, para o qual trafica cocaína.
Pessoas fazem fila para votar durante as eleições locais na freguesia de Nayón, em Quito, 5 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2023
Panorama internacional
Candidato a prefeito é assassinado no dia da eleição no Equador: 2ª vítima em 15 dias
O Equador tem sido historicamente um país relativamente seguro e estável na América Latina, mas o crime disparou nos últimos anos, alimentado pela presença crescente de cartéis de drogas colombianos e mexicanos, que se infiltraram em gangues criminosas locais.
Os cartéis usam o país, que tem boa infraestrutura e grandes portos, para traficar cocaína produzida nos vizinhos Colômbia e Peru para os Estados Unidos e Europa.
Mais cedo, o presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou a introdução de estado de exceção por 60 dias no país pelo assassinato.
Um veículo cheio de marcas de balas é cercado pela polícia enquanto vigiam o hospital onde vários dos feridos foram levados após o ataque em que o candidato presidencial Fernando Villavicencio foi assassinado - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Panorama internacional
Presidente do Equador declara 60 dias de estado de exceção devido a assassinato de presidenciável
Em nota, o Itamaraty afirmou ontem (9) ter tomado conhecimento do ocorrido com "profunda consternação" classificando o assassinato como "deplorável" e pedindo que os responsáveis "sejam identificados e levados à justiça".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала