- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky ameaça deixar a Rússia 'sem navios' durante o bloqueio do mar Negro

© Sputnik / Vitaly TimkivBaía de Tsemess no mar Negro, Rússia, foto publicada em 11 de outubro de 2022
Baía de Tsemess no mar Negro, Rússia, foto publicada em 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
Nos siga no
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, ameaçou em uma entrevista ao La Nación argentino, publicada no canal do jornal no YouTube, que a Rússia ficará sem navios se continuar a bloquear o corredor de grãos no mar Negro após sua saída da Iniciativa do Mar Negro.

"Depois de bloquear o corredor de grãos [...] a Ucrânia tem que procurar soluções alternativas [para exportação dos produtos]. Se a Rússia continuar a dominar o mar Negro, atirando [...] a Ucrânia se defenderá. [...] A Federação da Rússia deve entender que [...] se continuar assim, não terá um único navio até o final do conflito", disse Zelensky.

A Iniciativa do Mar Negro, assinada em 22 de julho de 2022 por representantes da Rússia, Turquia, Ucrânia e ONU, envolve a exportação de grãos e alimentos ucranianos, bem como fertilizantes, através do mar Negro a partir de três portos, incluindo Odessa. Um dos outros acordos previa também a exportação de grãos russos.
O acordo de grãos cessou em 18 de julho, com a Rússia notificando a Turquia, a Ucrânia e a ONU de que está contra sua extensão. O presidente russo Vladimir Putin observou anteriormente que os termos do acordo de Moscou não foram mantidos, apesar dos esforços da ONU, porque os países ocidentais não estavam cumprindo suas promessas.
O líder russo apontou repetidamente que o Ocidente exportou a maior parte dos grãos ucranianos para seus Estados, e o principal objetivo do acordo, que era o fornecimento de grãos para países carentes, incluindo os africanos, nunca foi alcançado.
Navio de carga seca Razoni no porto de Odessa, foto publicada em 1º de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2023
Panorama internacional
Especialista: Rússia e Turquia devem retomar acordo de grãos e impedir planos dos EUA no mar Negro
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала