- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Situação no Níger pode se transformar em guerra total na África, adverte almirante dos EUA

© AP Photo / Sam MednickOs partidários da junta dirigente do Níger se reúnem no início de um protesto pela liberdade do país e contra a interferência estrangeira em Niamey, Níger
Os partidários da junta dirigente do Níger se reúnem no início de um protesto pela liberdade do país e contra a interferência estrangeira em Niamey, Níger - Sputnik Brasil, 1920, 07.08.2023
Nos siga no
Ex-comandante das tropas da OTAN na Europa e almirante reformado da Marinha dos EUA, James Stavridis considera que a situação no Níger pode evoluir para uma guerra em grande escala no continente africano.
Anteriormente, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deu uma semana para que Níger restituísse no poder o presidente Mohamed Bazoum. Caso contrário, segundo disse o presidente da comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, o órgão usaria a força para restaurar a ordem constitucional.
Ao mesmo tempo, a mídia ocidental informou que um plano para uma possível intervenção militar na situação no Níger já estava desenvolvido.

"Levará isto a uma guerra total na África? Certamente tem o potencial para isso, e seria um evento significativo e devastador", escreve o ex-comandante das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na Europa e almirante reformado da Marinha dos EUA, James Stavridis, na rede social X (antigo Twitter).

Ontem (6), os rebeldes no Níger anunciaram que um Estado não designado estava preparando um ataque ao país. Eles também declararam o fechamento do espaço aéreo.
Os chefes de defesa dos países da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), excluindo Mali, Burkina Faso, Chade, Guiné e Níger, posam para uma foto de grupo durante sua reunião extraordinária em Abuja, Nigéria, sexta-feira, 4 de agosto de 2023, para discutir a situação no Níger - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2023
Panorama internacional
Líderes da África Ocidental anunciam plano para intervenção militar no Níger
A CEDEAO declarou anteriormente que estava suspendendo a assistência financeira ao Níger, bem como proibindo a movimentação e congelando os ativos dos participantes do golpe, membros de suas famílias e todas as pessoas que concordaram em "participar das instituições" estabelecidas pelos militares rebeldes.
Entretanto, no domingo (6), milhares de manifestantes se reuniram na capital do Níger, Niamey, para expressar seu apoio aos militares que chegaram ao poder e condenar as sanções da CEDEAO impostas ao país.
Anteriormente, um grupo de militares do Níger anunciou a destituição do presidente Mohamed Bazoum e o fechamento das fronteiras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала