- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Militares britânicos fazem alegações 'estúpidas' atribuindo falha da ofensiva de Kiev a arbustos

© Sputnik / Acessar o banco de imagensUm soldado russo na zona de operação militar especial de Moscou na Ucrânia
Um soldado russo na zona de operação militar especial de Moscou na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2023
Nos siga no
Mais de dois meses depois, a contraofensiva de Kiev não mostra sinais de sucesso, pois as perdas do Exército ucraniano em homens e material continuam aumentando.
O ex-analista da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), Larry Johnson, atacou os militares do Reino Unido por alegações de que a densa vegetação seria um fator que impedia o avanço das tropas ucranianas.

"Quem diria que tudo o que os Estados Unidos tinham que fazer para garantir o sucesso da contraofensiva da Ucrânia era fornecer a eles uma brigada de removedores de ervas daninhas, para que eles pudessem ir lá e cortar todas as ervas", disse Johnson em entrevista a um canal do YouTube.

O ex-analista da CIA continuou afirmando que ele quis dizer que "isso é tão sem sentido — você deve se perguntar como no mundo supostos militares profissionais no Reino Unido podem dizer algo tão estúpido, tão incrivelmente ignorante, que é atribuir as culpas disso [da fracassada contraofensiva de Kiev] ao crescimento [da vegetação] no verão [do Hemisfério Norte]."
Johnson falou alguns dias depois que o Ministério da Defesa do Reino Unido afirmou em sua atualização regular de inteligência que o crescimento da vegetação na parte sul da linha de frente na Ucrânia continua sendo um fator que provavelmente está "contribuindo para o progresso no geral lento do combate na área".
O ministério argumentou que as terras aráveis, abundantes na região, foram "deixadas em descanso por 18 meses, com o retorno acelerado de ervas daninhas e arbustos nas condições quentes e úmidas do verão".
Um drone ucraniano carregado com explosivos foi interceptado por milicianos independentistas da República Popular de Lugansk (RPL), 4 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2023
Operação militar especial russa
Rússia frustra tentativa de Kiev de ataque com drone contra região de Moscou
Isso fornece cobertura de camuflagem extra para posições defensivas russas, complicando os esforços de varredura de minas de Kiev, de acordo com o ministério. "Embora a vegetação rasteira também possa fornecer cobertura para pequenos ataques furtivos de infantaria, o efeito líquido foi tornar mais difícil para qualquer um dos lados fazer avanços", apontou a atualização de inteligência.
No dia 4 de junho, Kiev lançou sua contraofensiva nas proximidades de Zaporozhie, no sul da República Popular de Donetsk (RPD) e Artyomovsk, usando brigadas de combate treinadas por instrutores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e armadas com equipamento militar ocidental, incluindo os muito alardeados tanques Leopard 2. O avanço, no entanto, rapidamente parou, com o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizando que as tropas ucranianas foram repelidas em todas as frentes, pois sofreram enormes baixas.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, Kiev perdeu mais de 43.000 militares e 4.900 unidades de diferentes equipamentos militares na linha de contato desde o início da contraofensiva da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала