- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Agência de classificação Fitch rebaixa rating de longo prazo dos EUA, ameaçando dólar americano

© AP Photo / Susan WalshCapitólio dos EUA, em Washington D.C., em 5 de janeiro de 2023
Capitólio dos EUA, em Washington D.C., em 5 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2023
Nos siga no
A agência Fitch rebaixou a classificação de default de moeda estrangeira de longo prazo do emissor dos EUA de AAA para AA+. A previsão foi alterada de negativa para estável, informa a edição on-line Mint.
A agência explicou que o rebaixamento se deve à esperada deterioração da situação fiscal por três anos, à alta carga da dívida, que continua a crescer, e ao enfraquecimento da governança nos últimos dois anos, que se manifestou em contradições sobre o limite da dívida pública e as decisões sobre esta questão, tomadas "no último minuto".

Além disso, Fitch atribui o rebaixamento da classificação dos Estados Unidos ao aumento dos déficits do governo, ao aumento da dívida pública, ao aumento das taxas do Fed (Reserva Federal ou banco central norte-americano) e à ameaça de recessão.

De acordo com a agência Bloomberg, a Fitch não reduziu a classificação dos EUA desde pelo menos 1994. A agência de rating Moody's continua a classificar os EUA em AAA. Ao mesmo tempo, a S&P rebaixou a classificação do país para AA+ em 2011.
Assim, a edição on-line considera o rebaixamento da classificação dos EUA um evento "extraordinário e capaz de impacto global".
Em particular, tal poderia conduzir a taxas de juro mais elevadas sobre as obrigações do Estado, o que aumentaria os pagamentos de juros da dívida pública e criaria um encargo adicional para o orçamento do Estado.
Além disso, isso poderá afetar a economia no seu conjunto e minar a confiança dos investidores.
O rebaixamento também pode afetar a estabilidade do dólar, o que afetará o movimento das moedas mundiais contra ele. Assim, a decisão pode afetar a posição mundial da moeda americana.
Por sua vez, a Casa Branca criticou a decisão da agência e expressou "forte oposição".

"Desafia a realidade para rebaixar os Estados Unidos em um momento em que o presidente [Joe] Biden entregou a recuperação mais forte de qualquer grande economia do mundo", diz a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em um comunicado.

EUA e dólar em queda - Sputnik Brasil, 1920, 25.07.2023
Panorama internacional
Mídia revela 3 razões pelas quais países ao redor do mundo querem romper com dólar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала