DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomos detectam 'chifres' em cometa após erupção maciça (FOTOS)

CC0 / Kees Scherer / Cometa C/2015 v2 Johnson (imagen referencial)
Cometa C/2015 v2 Johnson (imagen referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2023
Nos siga no
Em 20 de julho, vários astrônomos observaram uma grande explosão no cometa 12P/Pons-Brooks, que de repente se tornou cerca de 100 vezes mais brilhante do que o habitual.
Este aumento de brilho ocorreu quando a coma do cometa – nuvem difusa de gás que rodeia o corpo celeste – aumentou de volume devido ao gás e cristais de gelo liberados do interior, permitindo-lhe refletir mais luz solar. As ejeções de gás se assemelham a chifres que cercam o núcleo do objeto espacial.
De acordo com a publicação Live Science, alguns dias após a erupção do cometa, a sua coma aumentou para cerca de 230.000 quilômetros de diâmetro, isto é, mais de 7.000 vezes o tamanho do núcleo.
A forma incomum do gás ejetado é provavelmente devido às irregularidades do próprio cometa. O mais provável é que, de um dos lados, as emissões de gás sejam obstruídas por uma cavidade no núcleo.
O 12P/Pons-Brooks é um cometa criovulcânico, com um núcleo sólido feito de uma mistura de gelo, poeira e gás, e cercado por uma nuvem difusa (coma), que é formada pelo gás que sai de seu interior.
Ao contrário da maioria dos outros cometas, o gás e o gelo dentro de cometas deste tipo se acumulam tanto que o objeto celeste pode explodir violentamente, ejetando criomagma através de grandes fissuras no núcleo.
Esta é a primeira atividade eruptiva registrada no 12P/Pons-Brooks em 69 anos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала