DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Mistério de décadas: explosão mais brilhante revela local de rara galáxia com buraco negro duplo

© AP Photo / NASA/Observatório de raios-X Chandra/M.Weiss via APRepresentação artística fornecida pela NASA mostra estrela sendo engolida por buraco negro
Representação artística fornecida pela NASA mostra estrela sendo engolida por buraco negro - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Nos siga no
Explosões misteriosas no céu mais brilhantes do que um trilhão de estrelas são na verdade o brilho de dois buracos negros distantes um ao redor do outro, confirmaram os astrônomos em novas observações que resolvem um mistério de décadas.
Uma pesquisa descobriu que a galáxia OJ 287, que fica a cinco bilhões de anos-luz da Terra na constelação de Câncer, está ancorada por dois buracos negros, um supermassivo e um menor. É um quasar (um núcleo galáctico ativo) – uma fonte brilhante e ativa de radiação eletromagnética.
Pensa-se que o brilho se forma quando uma galáxia supermassiva devora matéria de um disco de acreção. Parte da matéria está sendo comprimida em um jato poderoso. Esse processo faz com que o núcleo galáctico brilhe intensamente.
Embora estes dois buracos negros pareçam um ponto nas imagens do telescópio, eles enviam diferentes tipos de sinais eletromagnéticos, permitindo aos astrônomos desembaraçar suas respectivas identidades.
Buraco negro com disco de acreção deformado - Sputnik Brasil, 1920, 01.05.2023
Ciência e sociedade
Astrônomos descobrem buraco negro devorando uma estrela em galáxia próxima a nossa (IMAGENS)
A galáxia foi descoberta em 1888 e os astrônomos suspeitaram por décadas que poderia ser um sistema binário, com dois buracos negros em seu núcleo. A galáxia mostra um padrão de emissões que variam em dois ciclos separados, um de 12 anos e outro de 55 anos, sugerindo que dois tipos separados de movimento estão ocorrendo – um, a órbita de um buraco negro em torno do outro; o outro, a mudança lenta na orientação dessa órbita.
Anos de observações revelaram erupções que ocorrem quando um buraco negro mergulha através do disco de acreção do outro, aquecendo o disco de poeira e gás e criando flashes drásticos da energia no espectro eletromagnético. Estas erupções são mais brilhantes que um trilhão de estrelas e duram cerca de duas semanas.
No entanto, os pesquisadores observaram agora mais dois flashes incomuns e muito mais curtos no sistema binário, o que confirma claramente a existência de dois buracos negros.
Durante as observações de 2021 a 2022 os pesquisadores liderados por um astrônomo da Universidade Jaguelônica de Cracóvia viram um flash que produziu 100 vezes mais luz do que toda a galáxia.
CC BY 4.0 / Dey et al. 2017 / O modelo do motor central do buraco negro binário melhorado para OJ 287 (foto cortada)Ilustração de dois buracos negros supermassivos no centro de OJ 287
Ilustração de dois buracos negros supermassivos no centro de OJ 287 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Ilustração de dois buracos negros supermassivos no centro de OJ 287

"OJ 287 foi capturada em fotografias desde 1888 e tem sido intensamente rastreada desde 1970. Então, acabamos de ter um azar. OJ 287 não foi observada nas noites em que realizou seu truque de um dia", disse Mauri Valtonen, autor do estudo.

Os pesquisadores estimam que o buraco negro menor na OJ 287 é cerca de 150 milhões de vezes a massa do nosso Sol. Já o outro enorme buraco negro, a massa é 18 bilhões de vezes a massa do nosso Sol.
Juntas, essas duas erupções finalmente confirmam que o OJ 287 deve ser um sistema de buraco negro duplo, em que o objeto menor passa regularmente pelo disco gasoso de seu vizinho maior.
Remanescente de supernova na constelação da Cassiopeia  - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Ciência e sociedade
Estrela incomum encontrada em halo da Via Láctea pode revelar morte das antigas supernovas (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала