- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Putin: Rússia e África concordam em aumentar comércio bilateral em moedas nacionais

© Sputnik / Pavel BednyakovO presidente russo Vladimir Putin ao discursar durante uma sessão plenária do Fórum de Tecnologias do Futuro no World Trade Center em Moscou, Rússia
O presidente russo Vladimir Putin ao discursar durante uma sessão plenária do Fórum de Tecnologias do Futuro no World Trade Center em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2023
Nos siga no
O líder russo Vladimir Putin afirmou durante a Cúpula Rússia-África que entre as principais deliberações do encontro estão mudanças significativas no fluxo de comércio entre os Estados africanos e a Rússia.
Em sessão plenária da Cúpula Rússia-África nesta sexta-feira (28), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que as lideranças concordaram com Moscou em aumentar qualitativa e quantitativamente o comércio bilateral em moedas nacionais.
"Foi estabelecida uma meta para aumentar qualitativa e quantitativamente nosso comércio mútuo e melhorar os padrões de comércio. Trata-se também de uma mudança gradual para moedas nacionais, incluindo o rublo, em negócios e transações financeiras", disse Putin na Cúpula Rússia-África.
Ainda de acordo com Putin, o Plano de Ação Conjunto Rússia-África para 2023-2026 está pronto para ser adotado, o que significa que o diálogo entre os ministérios de Defesa da Rússia e da África sobre questões práticas de cooperação de interesse mútuo, inclusive por meio de eventos conjuntos, exercícios e treinamentos, discussões científicas e interação entre centros de pesquisa, será posto em prática.
Dentre os principais pontos abordados e discutidos durante a cúpula estavam as várias manifestações do colonialismo que ainda persistem e continuam sendo praticadas pelas antigas metrópoles quando se relacionam com o continente, um comportamento que não é reproduzido pela Rússia.

"[A Rússia e os países africanos pretendem] coordenar abordagens no Conselho de Segurança da ONU no campo da política de sanções contra os Estados africanos, inclusive com vistas a facilitar ainda mais e abolir completamente as medidas restritivas que perderam sua relevância", segundo declaração publicada no site do Kremlin.

Presidente russo, Vladimir Putin, durante sessão plenária da Segunda Cúpula Rússia-África em São Petersburgo, 28 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2023
Panorama internacional
Putin: soberania deve ser defendida e protegida, Rússia e países africanos são solidários a isso
As partes também concordaram em se opor às sanções unilaterais ilegítimas e ao congelamento das reservas soberanas de ouro e divisas, bem como reafirmaram a inaceitabilidade de chantagem política contra terceiros países, segundo o documento.
O presidente da Rússia observou que a era da hegemonia de um ou alguns Estados está desvanecendo, mas não sem resistência daqueles que estão habituados ao seu monopólio nos assuntos mundiais e que, para isso, a soberania estatal deve ser defendida, estando a Rússia e os países africanos unidos em um esforço para serem independentes e formar um sistema multipolar no mundo.
"Enfatizo isso mais uma vez: a Rússia está se esforçando sinceramente para construir relações multifacetadas verdadeiramente estratégicas e uma parceria multifacetada com a África. E vemos a mesma atitude — agir juntos, de mãos dadas — de nossos amigos africanos", disse Putin.
Ainda sobre segurança, dentre os diversos temas abordados como a busca por uma solução pacífica para o conflito ucraniano, uma das diretrizes da cúpula é a criação de centros de gestão de crises na África buscando através da cooperação na defesa civil uma melhor resposta conjunta a emergências e desastres, inclusive por meio de troca de experiência e treinamento. Para além disso, as lideranças também manifestaram a disposição de combater a corrida armamentista no espaço e garantir seu uso pacífico.
A Segunda Cúpula Rússia-África e o Fórum Econômico e Humanitário ocorreram na cidade russa de São Petersburgo, de 27 a 28 de julho. A Cúpula Rússia-África busca ser uma continuação da reunião similar de 2019, que contou com a presença de 43 líderes africanos, para manter o diálogo global entre os países do continente e Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала