- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: EUA aprovam com seu silêncio a perseguição de Kiev à Igreja Ortodoxa Ucraniana

© Sputnik / Dmitry Makeev / Acessar o banco de imagensIgreja Ortodoxa ucraniana na região de Zaporozhie em 1º de dezembro de 2022
Igreja Ortodoxa ucraniana na região de Zaporozhie em 1º de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2023
Nos siga no
Os EUA deixam claro que aprovam as ações de Kiev de perseguição à Igreja Ortodoxa Ucraniana (canônica), uma vez que não as condenam, afirmou o Ministério das Relações Exteriores russo na quarta-feira (25).

"Durante o tempo da perseguição dos crentes ortodoxos na Ucrânia, eles [os EUA] não criticaram a destrutiva política eclesiástica de [Vladimir] Zelensky, aparentemente deixando desse modo claro que eles aprovam as ações ilegais de seus protegidos", observa-se no relatório do MRE russo sobre a perseguição de Kiev contra a Igreja Ortodoxa Ucraniana.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores russo apontou que o problema da Igreja Ortodoxa na Ucrânia "ainda não está entre as prioridades das Nações Unidas e de outras organizações relevantes", enquanto em resposta aos apelos diplomáticos as organizações internacionais "limitam-se a respostas escritas".

"Não há reação adequada à política antiortodoxa do regime governante em Kiev, aos numerosos casos de apreensão de imóveis e propriedade da Igreja Ortodoxa Ucraniana, aos fatos de arbitrariedade e violência contra o clero e os crentes", enfatizaram no MRE da Rússia.

Em janeiro, o embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya, disse em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que a Rússia tinha informações sobre uma série de iniciativas na Ucrânia destinadas à liquidação completa da Igreja Ortodoxa Ucraniana canônica. O presidente do Departamento de Relações Externas da Igreja Metropolitana de Volokolamsk, Antony (Sevryuk), disse na reunião que processos criminais contra bispos e padres da Igreja Ortodoxa Ucraniana foram lançados por Kiev.
Em 2022, as autoridades ucranianas desencadearam a maior perseguição contra a Igreja Ortodoxa Ucraniana na história moderna do país. Citando sua conexão com a Rússia, as autoridades de várias regiões da Ucrânia proibiram as atividades da Igreja. Um projeto de lei estipulando a proibição de fato da Igreja na Ucrânia foi submetido ao parlamento do país.
O Mosteiro de Pochaev, em Pochaev, região de Ternopol, Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2023
Panorama internacional
'Blasfêmia': bispo ucraniano comenta tentativas de Kiev de liquidar Igreja Ortodoxa Ucraniana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала