- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Empresas alemãs não veem mais dias bons com a economia esmagada pela perda da energia russa

© AFP 2023 / Thomas KienzleOs automóveis de passageiros Mercedes-Benz EQS e Classe-S são transportados automaticamente para a próxima etapa de produção na Fábrica 56, uma linha de montagem totalmente digitalizada, na fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen, sudoeste da Alemanha, 13 de fevereiro de 2023
Os automóveis de passageiros Mercedes-Benz EQS e Classe-S são transportados automaticamente para a próxima etapa de produção na Fábrica 56, uma linha de montagem totalmente digitalizada, na fábrica da Mercedes-Benz em Sindelfingen, sudoeste da Alemanha, 13 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2023
Nos siga no
A Alemanha, gigante industrial europeia, se encontra entre as nações mais atingidas pela tentativa do Ocidente de "punir" a Rússia por sua operação militar especial na Ucrânia, com a produção industrial caindo e o país afundando em uma recessão no início de 2023, depois de perder o acesso ao suprimento barato e confiável de hidrocarbonetos russos.
Líderes empresariais, administrativos e governamentais alemães expressaram insatisfação generalizada com a política energética e econômica do governo e expressaram temores de que a economia da potência industrial da Europa Central possa ter "passado seu apogeu", com seus melhores dias ficando para trás.
Uma pesquisa do Allensbach Institute for Public Opinion Research, feita com 484 membros do conselho da empresa, diretores administrativos, ministros do governo e outros tomadores de decisão sêniores para a mídia alemã descobriu que apenas 24% da classe gerencial do país estão satisfeitos com o desempenho do ministro da Economia e Clima, Robert Habeck, abaixo dos 91% há apenas um ano.
Menos de um quarto dos entrevistados espera que as coisas melhorem nos próximos seis meses, com dois terços dizendo que há "poucas chances" de o país recuperar sua competitividade internacional perdida e 76% dizendo que não acreditam que Habeck ou o Ministério de Assuntos Econômicos tenham em mente os interesses dos negócios alemães em grau suficiente.
Entre os cinco principais problemas citados pelos gerentes que prejudicam a competitividade da Alemanha estão os altos custos de energia (77%), escassez de trabalhadores qualificados (70%), regulamentação governamental excessiva (68%), atraso nos programas de digitalização (65%) e infraestrutura em ruínas (61%).
A satisfação com o governo de coalizão caiu de 62% em 2022 para 21% agora, com 65% dos entrevistados sugerindo que as políticas da coalizão estão "enfraquecendo o país" com apenas 22% esperando que a economia se recupere novamente.
A economia alemã entrou oficialmente em recessão em maio, depois que o crescimento econômico encolheu 0,3% nos primeiros três meses de 2023.
Rede elétrica (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2023
Panorama internacional
Consumo de eletricidade na União Europeia pode atingir o menor nível em 20 anos, diz AIE
No rescaldo da escalada da crise de Donbass em uma guerra por procuração da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) contra a Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022, a Alemanha enfrentou todos os problemas que outros países ocidentais relacionaram à decisão de se separar economicamente da Rússia, como alta inflação e aumento dos preços da energia. No entanto, como a principal economia industrial da Europa, a crise da Alemanha foi ainda dolorosa para as empresas locais, que expressaram preocupação com a perda de competitividade para outros gigantes globais como os EUA e a China devido à natureza intensiva em energia de seus produtos.
No mês passado, o ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, anunciou que os cortes no orçamento forçaram Berlim a suspender contribuições adicionais ao orçamento da União Europeia (UE).
"A Alemanha é uma importante fornecedora para outros países europeus e uma importante compradora. Uma recessão duradoura na economia alemã certamente terá efeitos significativos na França, Itália, Espanha, Bélgica e Países Baixos", disse o economista francês Jacques Sapir à Sputnik no início deste mês.
"Se essa recessão durar até a próxima primavera [Hemisfério Norte], as economias dos países mencionados também entrarão em depressão, o que, por sua vez, afetará ainda mais a economia alemã", previu Sapir, caracterizando Berlim e a política de sanções antirrussas da Europa como "uma forma de suicídio".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала