- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE está ficando mais pobre que qualquer estado dos EUA, diz mídia

© iStock.com / ZerborMoedas e notas de euro à frente da bandeira da União Europeia
Moedas e notas de euro à frente da bandeira da União Europeia - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2023
Nos siga no
O poder aquisitivo dos europeus está em queda livre, o que faz com que seus cidadãos fiquem cada vez mais pobres em comparação aos que vivem nos EUA, informa o jornal The Wall Street Journal.
As recentes análises da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), citadas pelo jornal, indicam que o consumo privado na Europa sofreu uma queda de aproximadamente 1% desde 2019, enquanto os Estados Unidos apresentaram uma alta de quase 9%.
Além disso, as análises apontam que, atualmente, a União Europeia (UE) representa apenas cerca de 18% do gasto mundial, enquanto os americanos representam 28%.
Outro fator destacado é o ajuste dos salários, que sofreu uma redução de aproximadamente 3% desde 2019 na Alemanha, 3,5% na Itália e Espanha e 6% na Grécia.
Por sua vez, os salários nos EUA tiveram um aumento de aproximadamente 6% no mesmo período.
De acordo com o jornal, as dificuldades econômicas já alcançaram as "classes média e alta" particularmente na Alemanha, que passaram a gastar 8% menos com carne em 2022.
Navios de carga carregados com grãos na área de ancoragem da entrada sul do Bósforo, em Istambul, Turquia, 31 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2023
Panorama internacional
De mãos cruzadas, UE espera de ONU e Turquia saída para reatar acordo de grãos com Rússia
Em diversos países, os preços dos produtos mais populares continuam subindo, fazendo com que a população reduza seu consumo.
Os últimos índices apontam que a Europa entrou em recessão no início de 2023, intensificando a sensação do declive econômico, político e militar na região que surgiu nos anos 2000.
Conforme o jornal, este declínio europeu é consequência da pandemia da COVID-19 e do conflito prolongado na Ucrânia, que está alterando as cadeias de fornecimento no mundo.
Segundo dados do Fundo Monetário Internacional, a economia europeia, medida em dólares, cresceu aproximadamente 6% desde 2008, enquanto a economia americana teve um aumento de 82%.
O Centro Europeu de Economia Política Internacional, com sede em Bruxelas, indicou que o bloco europeu está mais pobre que qualquer estado dos EUA, com exceção de Idaho e Mississippi.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала