DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Jornalismo está em perigo? Google está testando produto de IA capaz de produzir notícias

© AP Photo / Matt SlocumO ícone do aplicativo do Google é visto em um smartphone, terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
O ícone do aplicativo do Google é visto em um smartphone, terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2023
Nos siga no
O Google está testando um produto de jornalismo alimentado por inteligência artificial (IA) e apresentando-o às principais mídias, informou o jornal The New York Times nesta quinta-feira (20), citando três fontes próximas da empresa de Internet. The Times foi supostamente um dos veículos abordados pelo Google.
Conhecida internamente como Gênesis, a ferramenta é capaz de gerar notícias com base em detalhes de eventos atuais, disseram as fontes.
A empresa supostamente a vê como "tecnologia responsável" - um meio-termo para organizações de notícias não interessadas em substituir sua equipe humana por IA generativa.
Alguns executivos que viram a proposta do Google a descreveram como "perturbadora". Dois insiders disseram ao jornal que foi feito um esforço para produzir notícias não apenas precisas, mas bem escritas.

Uma porta-voz do Google insistiu que o Gênesis "não tem a intenção de [...] substituir o papel essencial que os jornalistas têm na reportagem, criação e verificação de fatos de seus artigos", mas poderia oferecer opções para títulos e outros estilos de escrita.

Assim, uma fonte disse que o Google vê o Genesis como mais um "assistente pessoal para jornalistas", capaz de automatizar tarefas rotineiras para que o escritor pudesse se concentrar em tarefas mais exigentes, como entrevistar e fazer reportagens de campo.
A descoberta de que o Google estava trabalhando em um ChatGPT para jornalismo provocou preocupação generalizada de que o Gênesis poderia abrir uma caixa de Pandora de notícias falsas.
Por exemplo, o chatbot de IA do Google, Bard, rapidamente se tornou famoso por criar informações falsas e oferecê-las como verdade após sua introdução no início deste ano, e o CEO Sundar Pichai admitiu que, embora essas "alucinações" pareçam ser endêmicas entre os grandes modelos de linguagem de IA, ninguém sabe o que os causa ou como manter uma IA rigorosa e honesta.
Pior ainda, o Gênesis poderia marginalizar notícias reais caso o Google incentive sua adoção ajustando seus algoritmos de pesquisa para priorizar o conteúdo gerado por IA, tuitou o editor de rádio Gabe Rosenberg em resposta ao artigo do The New York Times.
Guarda de honra do Exército Popular de Libertação da China passa de avião da presidência do Brasil na China - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2023
Panorama internacional
Chatbot chinês nomeia os exércitos mais poderosos do mundo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала