- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Indústria de segurança da China vê os EUA como uma ameaça maior que a IA, diz mídia

CC0 / Pixabay / Inteligência artificial (imagem de referência)
Inteligência artificial (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2023
Nos siga no
Após anos de crescimento, a indústria de segurança e vigilância da China está focada em proteger suas vulnerabilidades contra atores externos, em especial os Estados Unidos e a pressão representada por governos rivais.
De acordo com a Associated Press (AP), o combate à fraude e ao fortalecimento dos sistemas contra hackers foi o ponto alto da recente exposição Security China, em Pequim, ilustrando o quão difícil vai ser fazer com que Pequim e Washington cooperem nesta área, mesmo diante dos riscos comuns que a humanidade enfrenta com os avanços da inteligência artificial (IA).
Os Estados Unidos têm movido esforços no sentido de bloquear o acesso da China à tecnologia dos chatbots, em especial o ChatGPT.

"Esta nova tecnologia contém um grande perigo potencial", disse o diretor do Centro de Pesquisa de Segurança Pública da Universidade de Tsinghua, Fan Weicheng. O especialista teria mostrado à equipe da AP uma apresentação com uma figura gerada por IA do ex-presidente norte-americano, Barack Obama, falando apenas para ilustrar os riscos de imagens e vídeos enganosos que agora podem ser criados digitalmente, favorecendo a desinformação ou a indústria complexa das fake news.

Segundo a mídia, o diretor do centro de pesquisas afirmou que, diferentemente da China, Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Japão possuem estratégias de segurança nacional. Pequim foca seus esforços em antever potenciais riscos à sua segurança.
Bandeiras dos Estados Unidos e da China exibidas em um riquixá em Pequim em 16 de setembro de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Panorama internacional
Especialista: EUA devem 'dissipar névoa da percepção da China como adversária' para normalizar laços
Fan afirmou que os acadêmicos chineses estariam trabalhando em um "sistema de alerta precoce", que seria capaz de identificar e gerenciar tecnologias potencialmente disruptivas, medindo o impacto que a tecnologia emergente pode ter na segurança nacional da China.
Na última década, a tecnologia de IA da China fez avanços rápidos, impulsionados em parte pela cooperação com institutos de pesquisa e empresas de tecnologia norte-americanas. Assim como nos EUA, os líderes chineses estão igualmente preocupados com os avanços da IA, entretanto, tensões geopolíticas nos últimos anos atingiram níveis perigosos quando o assunto é o desenvolvimento desta tecnologia. Sem contato bilateral no setor, ambos os países podem estar protagonizando uma perigosa corrida pelo domínio da tecnologia.
Alguns especialistas acreditam que a cooperação, e não o conflito, é necessária para enfrentar o que eles veem como uma ameaça para toda a humanidade, e que para isso, China e EUA deveriam unir seus esforços.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала