- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Premiê do Iraque exige que embaixador sueco saia do país pelas autorizações de queima do Alcorão

© AFP 2023 / Ammar KarimManifestantes perto da embaixada da Suécia em Bagdá
Manifestantes perto da embaixada da Suécia em Bagdá - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2023
Nos siga no
O primeiro-ministro do Iraque, Mohammed Shia al-Sudani, exigiu que o embaixador sueco deixasse o território iraquiano por causa das repetidas autorizações do governo da Suécia em prol da queima do Alcorão, aponta comunicado do gabinete do premiê iraquiano.
Mais cedo nesta quinta-feira (20), a mídia informou que centenas de manifestantes invadiram a embaixada sueca em Bagdá e a incendiaram. Nenhum dos funcionários da embaixada ficou ferido.
A manifestação foi organizada em antecipação à queima esperada do Alcorão na Suécia. O governo do Iraque notificou a Suécia que cortaria as relações diplomáticas se o incidente do Alcorão fosse repetido.

"O primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani ordenou a retirada do encarregado de negócios da embaixada da República do Iraque na capital sueca Estocolmo. Ele também exigiu que o embaixador [sueco] deixasse o território do Iraque em resposta à repetida permissão do governo sueco para queimar o Alcorão, ofender relíquias sagradas islâmicas e queimar a bandeira iraquiana", avança o gabinete.

Anteriormente, um homem queimou uma cópia do livro sagrado do islamismo do lado de fora de uma mesquita no centro de Estocolmo em 28 de junho, primeiro dia do feriado de Eid al-Adha, provocando críticas de muitos países de maioria muçulmana.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала