- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã suspende nomeação de novo enviado da Suécia por causa da queima do Alcorão

© AP Photo / Matt RourkeRefugiada síria, que concordou em ser fotografada sob condição de anonimato por medo de retaliação contra a família que vive na Síria, abre seu Alcorão, 18 de novembro de 2015
Refugiada síria, que concordou em ser fotografada sob condição de anonimato por medo de retaliação contra a família que vive na Síria, abre seu Alcorão, 18 de novembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2023
Nos siga no
Anteriormente, o chefe do Departamento da Europa Ocidental do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Majid Nili Ahmadabadi, convocou o responsável de relações exteriores da Embaixada da Suécia em Teerã para condenar a profanação e queima do Alcorão em Estocolmo no primeiro dia do feriado muçulmano Eid al-Adha.
Teerã vai se abster temporariamente de enviar um novo embaixador à Suécia em protesto pela queima do Alcorão em Estocolmo no início desta semana.
O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, neste domingo (2). O ministro das Relações Exteriores reconheceu no Twitter que o novo embaixador está pronto para ser enviado para sua nova função, mas não esclareceu por quanto tempo o procedimento pode ser suspenso.
No dia 28 de junho, primeiro dia do feriado muçulmano de Eid al-Adha, um protesto no qual um Alcorão foi queimado ocorreu do lado de fora da principal mesquita de Estocolmo. A manifestação foi aprovada pelas autoridades suecas. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que a decisão da polícia foi "legal, mas inadequada".
Países muçulmanos como Egito, Irã, Iraque e Arábia Saudita condenaram veementemente a última queima do Alcorão na Suécia. Majid Nili Ahmadabadi, chefe do Departamento da Europa Ocidental do Ministério das Relações Exteriores do Irã, convocou o responsável de relações exteriores da Embaixada da Suécia em Teerã, lamentando o "silêncio e o comportamento passivo do governo sueco por encorajar os violadores de um dos princípios fundamentais e óbvios princípios dos direitos humanos, ou seja, o princípio do respeito aos valores religiosos e montanhosos", conforme comunicado do ministério no Telegram.
Não é o primeiro protesto na Suécia envolvendo a queima do Alcorão, e tais manifestações aumentaram as tensões entre Estocolmo e Ancara, cujo apoio Estocolmo precisa se tornar um Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Bandeiras da União Europeia em Bruxelas. - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2023
Panorama internacional
UE condena queima do Alcorão na Suécia, mas defende liberdade de expressão
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала