Espaço aéreo da Coreia do Norte foi mais de 30 vezes violado pela aviação dos EUA, diz mídia

© AP Photo / Ahnn Young-joonBombardeiro B-52 dos EUA voando sobre Base Aérea Osan em Pyeongtaek, Coreia do Sul, 10 de janeiro de 2016
Bombardeiro B-52 dos EUA voando sobre Base Aérea Osan em Pyeongtaek, Coreia do Sul, 10 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2023
Nos siga no
A aviação de reconhecimento dos EUA violou o espaço aéreo sobre a zona econômica exclusiva da Coreia do Norte mais de 30 vezes entre os dias 2 e 10 de julho.
De acordo com a agência de notícias KCNA, os EUA seguem descaradamente realizando ações provocativas de espionagem no espaço aéreo norte-coreano.
Recentemente, a Força Aérea norte-coreana enviou caças para interceptar aeronaves de reconhecimento estratégico dos EUA, advertindo que pode haver um grave incidente caso a medida volte a ocorrer.
A agência destaca que os norte-americanos seguem com suas provocações descaradas em nome da "liberdade de navegação" em alto mar.
A mídia ressalta que os EUA e seus aliados negam o status legal internacional da zona econômica exclusiva, interpretando o estabelecido na Convenção da ONU sobre o Direito do Mar apenas em prol de seus interesses.
Contudo, a mídia destaca que a Convenção estipula que a liberdade de navegação na zona econômica exclusiva seja garantida sob as condições de que a segurança e interesses de um Estado costeiro não sejam ameaçados.
Por fim, a mídia observou que o país está pronto para defender sua soberania e a segurança de sua população contra aqueles que tentarem violar a soberania e inflamar a região.
Míssil balístico sendo lançado em 14 de janeiro de 2022 a partir de sistema ferroviário durante exercício na zona ocidental da Coreia do Norte  - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2023
Coreia do Norte dispara míssil balístico após alertar para espionagem dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала