- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inércia da Europa na investigação do caso Nord Stream é tentativa de encobrir rastros, afirma Rússia

© Sputnik / Dmitry LelchukSistemas de tubulação e válvulas de corte na estação receptora de gás do gasoduto Nord Stream em Lubmin, na Alemanha
Sistemas de tubulação e válvulas de corte na estação receptora de gás do gasoduto Nord Stream em Lubmin, na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2023
Nos siga no
O representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, considerou a inércia do Ocidente na investigação da sabotagem nos gasodutos Nord Stream 1 e 2 (Corrente do Norte 1 e 2) como uma tentativa de encobrir os trilhos.

"A inércia exemplar das autoridades dos Estados europeus pode ser explicada apenas por uma razão – tentativas de atrasar o tempo para encobrir os vestígios dos verdadeiros perpetradores do crime", disse Nebenzya.

Além disso, o representante permanente da Rússia na ONU apontou a formulação da parte relativa ao inquérito sueco: "Uma investigação mais aprofundada mostrará se alguém pode ser suspeito de cometer esse crime e depois processado por isso".
De acordo com ele, resulta desta citação que as autoridades suecas não se propuseram desde o início a identificar os autores.
"Claro, não há inevitabilidade de punição nessas circunstâncias. Isso é especialmente indicativo, dado que foram os suecos que chegaram primeiro à cena" do crime, acrescentou.
Vasily Nebenzya sublinhou que a Rússia está esperando medidas concretas de Dinamarca, Suécia e Alemanha para uma investigação transparente da sabotagem nos gasodutos Nord Stream.

"Qualquer esforço para esconder os vestígios de sabotagem no mar Báltico está condenado ao fracasso."

Segundo ele, a Rússia levantará no Conselho de Segurança da ONU a questão da sabotagem até que os culpados sejam identificados e responsabilizados.
Como apontou o representante permanente da Rússia, a recente carta das autoridades da Dinamarca, da Alemanha e da Suécia não deixa dúvidas de que esta não é a tarefa de três investigações nacionais.

"Devemos usar todos os meios à nossa disposição para alcançar esse objetivo. O Conselho de Segurança deve deixar claro que os crimes contra a infraestrutura de dutos transfronteiriços não ficarão impunes", disse ele.

A Rússia acredita que os órgãos de investigação russos podem examinar independentemente o local da explosão dos gasodutos e por isso "reserva-se o direito de conduzir a sua investigação", enfatizou Nebenzya.
As explosões ocorreram em 26 de setembro de 2022 ao mesmo tempo em dois gasodutos russos de exportação de gás para a Europa, o Nord Stream 1 e o Nord Stream 2. A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartaram a possibilidade de sabotagem direcionada. nacionais.
Salão da Assembleia Geral das Nações Unidas ainda vazio antes do início da 76ª Sessão da Assembleia Geral na sede da ONU em 20 de setembro de 2021, em Nova York. Os apoiadores do governo de Hong Kong expandiram seu alcance para defender uma dura lei de segurança nacional imposta pelo Partido Comunista governante da China nas Nações Unidas, levantando preocupações sobre sua influência na formação do entendimento mundial sobre a cidade. - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Panorama internacional
Diplomata russo: questão não resolvida do Nord Stream isola Ocidente aos olhos dos membros da ONU
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала