- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA procuram transferir culpa pelos ataques do Nord Stream para Kiev, opina analista

© Foto / Nord Stream 2/Axel SchmidtNord Stream 2 (Corrente do Norte 2)
Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Nos siga no
O Pentágono está usando os vazamentos como uma "ferramenta de gestão de narrativa" para encobrir a sabotagem nos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte) e afastar a culpa dos EUA, opina um especialista.
Mais importante ainda, para encobrir os problemas diplomáticos dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte com os EUA atacando um gasoduto de segurança energética da Alemanha, um membro da OTAN, afirmou à Sputnik Mark Sleboda, analista de relações internacionais e segurança.
Funcionários familiarizados com a situação, conforme relatado pela mídia americana, revelaram que funcionários do Serviço de Inteligência Militar holandês informaram a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) antes das explosões que uma equipe de sabotagem ucraniana leal ao general Valery Zaluzhny estava procurando ativamente por um iate ao longo da costa do Báltico que permitisse aos mergulhadores colocar explosivos ao longo dos gasodutos do Nord Stream.

"Apesar da falsidade de tanta coisa e da conveniência de como ela parece, eu questiono seriamente neste momento se os conselhos editoriais do New York Times e do Washington Post estão literalmente recebendo suas ordens de marcha do Departamento de Estado neste momento, porque isso é inacreditável", disse Mark Sleboda, questionando a falta de ceticismo na mídia ocidental.

O analista de segurança sugere considerar a possibilidade de acreditar em um cenário em que os EUA e os Países Baixos, especificamente os poderosos agentes de inteligência de Amsterdã, foram os que alertaram a CIA sobre o suposto plano dos ucranianos.

"Mas não de Zelensky. Ele é o bom ucraniano, certo? Seu pai era judeu, certo. Então não poderia ter sido ele. Foi Zaluzhny! Aquele cara ali na vala. Um cara morto", observou Sleboda.

Mark Sleboda ressaltou que o governo ucraniano não foi capaz de fornecer informações precisas sobre o paradeiro de Zaluzhny ou convencer alguém de que ele estava vivo e não gravemente ferido devido a um ataque de mísseis russo relatado anteriormente.
Comparando a situação com um tema comum em filmes, como na "Lista de Schidler", onde os nazistas interrogam trabalhadores escravos judeus e eles apontam falsamente para um homem morto recentemente, o especialista reconhece a possibilidade de acreditar no cenário apresentado e propõe considerá-lo como se fôssemos todos alunos do quinto ano.
Se isso fosse verdade, significaria que os EUA sabiam que um seu representante pretendia um ataque à principal infraestrutura de energia de um membro aliado da OTAN, não lhes contou sobre isso e não fez nada a respeito, exceto aconselhar a Ucrânia a não o fazer, o que ela posteriormente adiou a pedido dos EUA.

"Bem, OK, isso foi um ataque a um membro da OTAN por seu representante. Isso não deveria desencadear uma resposta do Artigo 5º da OTAN sobre a Ucrânia? Por que a OTAN não está atacando o regime de Kiev?"

Pelo contrário, o Ocidente não implementou o Artigo 5º da OTAN contra a Ucrânia. Continua a apoiar Kiev com ajuda financeira, armas e inteligência. A história sobre Zaluzhny pretende mascarar quaisquer diferenças percebidas entre os Estados Unidos e a Alemanha, acredita Sleboda.
"Eu não acredito em nada nessa história. Isto destina-se a passar por cima da percepção pública de que pode haver diferenças entre os EUA e a Alemanha, dos quais a atual elite política alemã, eles estão totalmente a bordo."
A atual elite política alemã, incluindo Scholz, Baerbock e outros, são a favor da destruição dos gasodutos Nord Stream, apesar de não serem os que inicialmente apoiaram sua construção.
O analista de segurança sugere que eles priorizam a manutenção da aliança da OTAN sobre a dependência de seu país da energia russa, independentemente dos custos potenciais para a economia e a indústria da Alemanha.
Três dos quatro gasodutos submarinos que compõem os projetos Nord Stream 1 e 2 que conectam a Rússia e a Alemanha através do mar Báltico foram severamente danificados por uma série de poderosas explosões em setembro de 2022.
Embora não tenha ficado imediatamente claro quem estava por trás desse ato de sabotagem, o jornalista investigativo Seymour Hersh nomeou o governo dos Estados Unidos como o mentor em fevereiro deste ano.
Citando fontes familiarizadas com o planejamento desta operação, Hersh afirmou que mergulhadores da Marinha dos EUA plantaram os explosivos nos gasodutos no verão de 2022 com a ajuda da Noruega e que as cargas foram detonadas remotamente três meses depois para evitar suspeitas.
Gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) do mar Báltico e terminal de transferência do gasoduto OPAL, o Baltic Sea Pipeline Link, em Lubmin, na Alemanha, em 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2023
Panorama internacional
Polônia pode ter sido usada como base operacional para sabotagem do Nord Stream, segundo relatos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала