- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialistas: confissão de ataque à Ponte da Crimeia mostra que Zelensky e EUA não 'fingem mais'

© Foto / Imagens da câmera de segurança da Ponte da CrimeiaImagens de câmeras de segurança capturam o momento da explosão na Ponte da Crimeia. (Captura de tela)
Imagens de câmeras de segurança capturam o momento da explosão na Ponte da Crimeia. (Captura de tela) - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2023
Nos siga no
O ataque de 8 de outubro de 2022 à Ponte da Crimeia foi um momento limite na crise ucraniana, liberando as mãos de Moscou para suspender as restrições autoimpostas aos ataques de mísseis de precisão contra a infraestrutura ucraniana. Por que Kiev decidiu admitir a responsabilidade agora? Os observadores consultados pela Sputnik têm algumas ideias.
A vice-ministra da Defesa ucraniana, Anna Malyar, admitiu no sábado (8) que a Ucrânia foi responsável pelo ataque do ano passado à Ponte da Crimeia.

"Há 273 dias, realizamos nosso primeiro ataque contra a Ponte da Crimeia para interromper a logística dos russos", escreveu Malyar em um post no Telegram dedicado às "conquistas" de Kiev ao longo do conflito, quando este atingiu a marca de 500 dias.

Sua declaração contradiz meses de negações de autoridades em Kiev de que a Ucrânia tenha algo a ver com o incidente terrorista.
"Definitivamente, não ordenamos isso, até onde eu sei", disse o presidente Vladimir Zelensky em entrevista à mídia ocidental em outubro, depois que a Rússia iniciou uma série de ataques com mísseis contra a infraestrutura de energia ucraniana.
Kiev e seus aliados no Ocidente alternaram entre culpar atores internos russos rivais e alegar que Moscou bombardeou sua própria ponte em um ataque de bandeira falsa, mas a confissão de Malyar serve para confirmar o que a Rússia vem dizendo o tempo todo: que o incidente terrorista foi ordenado, inventado e realizado pelos serviços de segurança da Ucrânia.
A representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, respondeu à admissão de culpa no sábado (8) com duas palavras, chamando o governo ucraniano de "regime terrorista".

Timing perfeito

"O momento da admissão [de culpa] da vice-ministra da Defesa provavelmente não é um acidente", disse à Sputnik o dr. Joe Siracusa, especialista em política dos EUA e reitor de Futuros Globais da Universidade Curtin na Austrália, apontando que a confissão ocorre poucos dias antes da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) na próxima semana em Vilnius.

"Em vez disso, foi concebido para exercer pressão máxima sobre os membros da OTAN na preparação para a cúpula de Vilnius. Ficando sem munição, a Ucrânia é compelida a alavancar tudo o que puder sobre membros simpáticos da OTAN antes da cúpula", disse Siracusa. "Qual é o próximo? Eu não ficaria surpreso se Kiev [assumisse] o crédito por explodir os gasodutos Nord Stream [Corrente do Norte]."

Trecho ferroviário da Ponte da Crimeia em 8 de outubro de 2022, após um incidente de explosão - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2023
Operação militar especial russa
MRE da Rússia comenta a confissão de Kiev sobre o ataque à Ponte da Crimeia: 'Regime terrorista'

A confissão é uma boa estratégia?

Adriel Kasonta, analista de relações exteriores, jornalista e comentarista baseado em Londres, disse que no espaço de 48 horas, Kiev e Washington demonstraram, por meio da confissão de Malyar e do anúncio dos EUA de que enviariam munições cluster letais para a Ucrânia, que eles simplesmente não se importam mais em fingir manter o "território moral elevado" na guerra por procuração contra a Rússia.

"Todo mundo que acompanha o que está acontecendo na Ucrânia desde 2014 sabia desde o início que era o lado ucraniano que estava por trás do bombardeio da Ponte da Crimeia. Talvez o lado ucraniano, por causa das enormes baixas [na contraofensiva em andamento] e da garantia do lado americano [...] que os soldados ucranianos serão equipados com munições cluster, decidiu deixar de jogar esse jogo estúpido de fingir que outro alguém está por trás dos ataques terroristas conduzidos ao longo deste conflito", disse Kasonta à Sputnik.

Sugerindo que os benfeitores ocidentais de Kiev já alcançaram o objetivo de transformar a Ucrânia em um banqueiro estrangeiro e vassalo controlado por corporações, cujo único propósito é "enfraquecer a Rússia", Kasonta argumentou que os funcionários do governo do presidente Zelensky simplesmente "não se importam mais em fingir que eles são os mocinhos".
"Então a máscara caiu e todos ao redor do mundo [podem] ver esse conflito pelo que ele é", disse ele.

A mais recente admissão de uma série de outras

A declaração de sábado (8) de Maliar é importante, mas certamente não é a primeira vez que as autoridades ucranianas admitem seu papel na escalada do conflito.
Em janeiro, o ministro da Defesa ucraniano, Aleksei Reznikov, reconheceu que a crise ucraniana é realmente uma guerra por procuração Rússia-OTAN e que "hoje" Kiev está "cumprindo a missão da OTAN", eliminando a vida de seus soldados e servindo como um "escudo [...] [para] todo o mundo civilizado, todo o Ocidente", da Rússia.
No final de 2022 e início de 2023, Zelensky, o ex-presidente ucraniano, Petro Poroshenko, a ex-chanceler alemã, Angela Merkel, e o ex-presidente francês, François Hollande, admitiram separadamente que Kiev nunca pretendeu aderir aos termos do acordo de paz de Minsk de 2015 com a Rússia e que o acordo foi assinado apenas para ganhar tempo e se preparar para um conflito com Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала