- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Colunista: envolvimento da OTAN em ataque ucraniano à Crimeia abrirá conflito direto com Rússia

© AP PhotoChamas e fumaça sobem da Ponte da Crimeia, que conecta a Rússia à península da Crimeia, após explosão, em 8 de outubro de 2022
Chamas e fumaça sobem da Ponte da Crimeia, que conecta a Rússia à península da Crimeia, após explosão, em 8 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.04.2023
Nos siga no
Se a OTAN prestar apoio militar direto à Ucrânia em seu desejo de ocupar a Crimeia, isso levará a uma perigosa escalada do conflito, escreve o especialista Uwe Parpart no Asia Times.
Segundo o analista, com base nos documentos recém-vazados, que relatam que as posições ucranianas ainda são fracas, uma ofensiva ucraniana bem-sucedida no sul, ameaçando seriamente a Crimeia, é improvável, especialmente porque as posições da Rússia no sul são bem fortificadas.

"Para dar uma chance à [...] ofensiva no sul, a Ucrânia e seus aliados mais próximos, os EUA e o Reino Unido, precisariam tentar derrubar a Ponte da Crimeia para cortar o acesso à península da parte continental russa", escreve Parpart.

Um soldado das tropas de engenharia do Distrito Militar do Sul mantém guarda no local da restauração do Canal Norte da Crimeia, na região de Kherson, Ucrânia, 25 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.04.2023
Operação militar especial russa
Ucrânia vai 'testar e usar' quaisquer armas não proibidas para tomar a Crimeia, diz Kiev
Ele acredita que, se a OTAN fazer isso, vai cruzar todas as "linhas vermelhas" de Moscou, levando ao confronto direto entre a Rússia e os EUA.
O autor observou que as próprias Forças Armadas ucranianas estão em condições precárias, devido à aguda escassez de munições e às pesadas perdas. Parpart expressou dúvidas sobre a capacidade de Kiev de efetuar sozinha uma contraofensiva e tomar a Crimeia.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante videochamada com o Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, Palácio do Planalto - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2023
Panorama internacional
Ucrânia rebate Lula e diz que não abandonará ideia de tomar a Crimeia

O que se sabe da contraofensiva ucraniana

Como a Reuters informou anteriormente, Kiev preparou oito brigadas de assalto da chamada guarda ofensiva.
Especialistas russos estimam o número dessas tropas em cerca de 200.000 homens.
A iminente contraofensiva das Forças Armadas ucranianas tem sido anunciada repetidamente, tanto em Kiev como no Ocidente.
Segundo o ministro da Defesa ucraniano Aleksei Reznikov, a ofensiva pode começar quando o período da lama da primavera europeia terminar.
Especialistas militares e políticos ucranianos e ocidentais citaram repetidamente a região de Zaporozhie como um dos alvos do ataque, a fim de se alcançar a costa do mar de Azov para cortar o corredor terrestre para a Crimeia.
Esta região, assim como outras, afirmou repetidamente que se preparou para qualquer ação por parte da Ucrânia.
Caça Su-27 da Força Aérea da Rússia voando perto de drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA no mar Negro, foto publicada em 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2023
Panorama internacional
Estratégia dos EUA na Crimeia visa a captura da península pela Ucrânia, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала