- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Multilateralismo e dominação ocidental contribuem para crescimento da OCX, diz analista

© Sputnik / Zafar KhalilovCúpula da Organização para Cooperação de Xangai no Irã
Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai no Irã - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2023
Nos siga no
Em entrevista à Sputnik, o veterano militar indiano, major-general Shashi Bhushan Asthana, explicou os motivos que estão contribuindo para o crescimento e avanço da Organização para Cooperação de Xangai (OCX).
Ao comentar o desejo de outras nações de se juntarem ou cooperarem com a OCX, bem como os benefícios dessa junção, o especialista destacou que o mundo está caminhando em direção ao multilateralismo, e que a Organização das Nações Unidas (ONU) está se tornando ineficiente e altamente politizada pelo Ocidente.
Perante esta situação, a OCX está se tornando um importante fórum com 40% da população mundial, e 20% do produto interno bruto do mundo.
O especialista também destaca a importância da OCX, que conta com países como China, Rússia e Índia, que não são orientados pelas políticas ocidentais como ocorre nas Nações Unidas e na OTAN.
A OCX é um bloco orientado pelas políticas asiáticas, e em uma era de multilateralismo, isso equilibra a ordem mundial, observou o especialista.
O analista também destacou que a OCX oferece diversos benefícios aos países interessados em fazer parte da organização.
"Primeiramente, fornece acesso a vários países da Ásia Central que são ricos em recursos naturais. Também temos a China, uma potência econômica, e a Rússia, uma importante fabricante e fornecedora de equipamentos de defesa. A Índia, por sua vez, é líder no setor farmacêutico e sua economia está crescendo rapidamente no mundo. Sendo assim, as nações interessadas na OCX certamente gostariam de se relacionar com esses países e obterem o melhor deles", explicou.
Shashi Bhushan Asthana também observou que muitos países já estão cansados da dominação ocidental, e acreditam que a OCX possa ser uma organização alternativa, onde poderiam fazer negócios, inclusive em moedas locais, sem a utilização do dólar.
Por fim, ele destaca a guerra econômica como um dos fatores mais importantes que está aproximando outros países de organizações alternativas.
"Esse é outro fator, que está em jogo por causa das guerras econômicas que estão ocorrendo entre rivais presentes no mundo atual. Para ser ligeiramente imune a essas guerras econômicas, o método ocidental faz com que você também deva fazer parte de diversos grupos econômicos", concluiu.
Presidente chinês, Xi Jinping durante evento em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2023
Panorama internacional
Usar próprias moedas e impedir influência externa e nova Guerra Fria: o que Xi Jinping falou na OCX?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала