- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Usar próprias moedas e impedir influência externa e nova Guerra Fria: o que Xi Jinping falou na OCX?

© AP Photo / Andy WongPresidente chinês, Xi Jinping durante evento em Pequim
Presidente chinês, Xi Jinping durante evento em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2023
Nos siga no
É necessário se opor as tentativas de iniciar uma nova Guerra Fria, afirmou o presidente chinês Xi Jinping, discursando por vídeo na abertura da cúpula do Conselho de Chefes de Estado da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), nesta terça-feira (4).

"Devemos permanecer vigilantes contra as tentativas externas de iniciar uma nova Guerra Fria e provocar o confronto em bloco em nossa região", afirmou Xi.

Além disso, ele destacou que qualquer tentativa de organizar revoluções coloridas na região da Organização para Cooperação de Xangai deve ser combatida.

"[É necessário] se opor categoricamente a quaisquer tentativas de interferência externa e instigação de revoluções coloridas sob qualquer pretexto", declarou o líder chinês.

Xi Jinping também expressou a necessidade de cooperação em vez de competição, respeitando os interesses fundamentais uns dos outros.

"É preciso manter um rumo pacífico, construir solidariedade e confiança mútua. É importante reforçar a coordenação estratégica. Apelar para a resolução das diferenças através do diálogo, para procurar a cooperação em vez da concorrência e para respeitar os interesses e preocupações fundamentais uns dos outros", destacou ele.

Assim, o presidente chinês observou que a humanidade estava diante de uma escolha sem precedentes, tendo que escolher entre unidade e divisão, paz e conflito e cooperação e confronto.
Ademais, Xi Jinping afirmou que os países da OCX devem aumentar os pagamentos em moedas nacionais no âmbito da associação.
"Considero conveniente aumentar a parcela de acerto de contas em moedas nacionais dentro da organização", disse o líder chinês.
Ele também observou que é necessário aumentar a cooperação em moedas digitais soberanas e trabalhar na criação do Banco de Desenvolvimento da OCX.
A vigésima terceira cúpula do Conselho de Chefes de Estado da OCX acontece em Nova Deli, em formato virtual.
A Organização para Cooperação de Xangai é uma organização internacional fundada em 2001. Inclui Índia, Cazaquistão, China, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Paquistão e Uzbequistão.
Presidente russo, Vladimir Putin, participa por videoconferência da reunião dos líderes dos países-membros da Organização para Cooperação de Xangai, 4 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2023
Panorama internacional
Putin: divergências geopolíticas se tornam mais agudas no mundo e a segurança está se deteriorando
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала