- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia pede para EUA instalarem armas nucleares em seu território

© AP Photo / Susan WalshO primeiro-ministro da Holanda, Mateusz Morawiecki, fala durante uma reunião com a vice-presidente Kamala Harris em seu escritório cerimonial no complexo da Casa Branca em Washington, em 11 de abril de 2023
O primeiro-ministro da Holanda, Mateusz Morawiecki, fala durante uma reunião com a vice-presidente Kamala Harris em seu escritório cerimonial no complexo da Casa Branca em Washington, em 11 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2023
Nos siga no
A Polônia pediu para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) instalar armas nucleares dos Estados Unidos em seu território, disse o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki no final da reunião da cúpula do Conselho Europeu na sexta-feira (30).

"Em vista do fato de que a Rússia pretende instalar armas nucleares táticas em Belarus, apelamos ainda mais para que a OTAN participe do programa de Compartilhamento Nuclear", disse ele.

O programa de Compartilhamento Nuclear permite que os Estados Unidos transfiram suas armas nucleares para as Forças Aéreas dos países da OTAN em caso de necessidade.
De acordo com o político, as armas nucleares devem ser instaladas na Polônia o mais rápido possível.
"Deve ser, antes de tudo, uma decisão de nossos parceiros americanos, nossos parceiros da OTAN. Declaramos que desejamos uma ação rápida", acrescentou Morawiecki.
Lançamento do míssil balístico intercontinental de base fixa Sarmat do cosmódromo de Plesetsk. - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2023
Operação militar especial russa
Complexo Sarmat com novo míssil pesado será colocado em alerta de combate, diz Putin (VÍDEO)
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin disse que Moscou e Minsk haviam concordado em implantar armas nucleares táticas em Belarus, que faz fronteira com a Polônia, sem violar os compromissos internacionais.
Putin explicou que a Rússia não está entregando suas armas nucleares para Belarus, mas está fazendo o que os EUA vêm fazendo há décadas.
Os EUA mantêm 100 ogivas nucleares táticas perto da Rússia em seis bases de cinco países da OTAN – Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала