- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Balão da China que sobrevoou os EUA não coletou nem transmitiu dados, segundo Pentágono

© AP Photo / Chad FishCaça voa sobre os restos de um grande balão depois que ele foi abatido perto de Myrtle Beach, sobre o oceano Atlântico, na costa da Carolina do Sul, EUA, 4 de fevereiro de 2023
Caça voa sobre os restos de um grande balão depois que ele foi abatido perto de Myrtle Beach, sobre o oceano Atlântico, na costa da Carolina do Sul, EUA, 4 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2023
Nos siga no
O Departamento de Defesa confirmou sua avaliação anterior de que o aeróstato chinês não enviou dados, e acrescentou agora que também não os coletou.
O Pentágono declarou na quinta-feira (29) que o balão chinês que sobrevoou o território dos Estados Unidos no início deste ano não coletou nenhum dado durante seu voo.

"Nossa avaliação agora é de que [o balão] não coletou dados enquanto estava transitando pelos Estados Unidos ou sobrevoando os EUA", disse o general de brigada Patrick Ryder durante uma coletiva de imprensa, citado na quinta-feira (29) pelo portal Air Force Times.

"E, como dissemos na época, também tomamos medidas para mitigar possíveis esforços de coleta", acrescentou o membro do Departamento de Defesa.
As autoridades de defesa disseram anteriormente que o balão não transmitiu dados para Pequim, mas não contaram se os dispositivos conectados conseguiram coletar dados.
O presidente Joe Biden fala sobre o balão de vigilância chinês e outros objetos não identificados derrubados pelos militares dos EUA, 16 de fevereiro de 2023 em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Panorama internacional
Em virada, Biden diz que balão chinês nos EUA não deve ter sido 'intencional'
Ryder se recusou a confirmar um artigo de quinta-feira (29) do jornal norte-americano The Wall Street Journal de que partes dos sistemas do balão foram construídas com tecnologia americana disponível comercialmente, e também não quis explicar se fatores como a guerra eletrônica norte-americana impediram o balão de coletar dados.
O balão entrou no espaço aéreo dos EUA em 28 de janeiro sobre as ilhas Aleutas, no Alasca, e depois atravessou o Canadá e os Estados Unidos continental. Segundo o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, o aeróstato voou perto de instalações militares, incluindo silos de mísseis nucleares.
Um F-22 da Força Aérea dos EUA o abateu em 4 de fevereiro usando um míssil AIM-9X Sidewinder na costa da Carolina do Sul. A China explicou que o balão estava sendo usado para rastrear padrões climáticos, e criticou os EUA por abater o balão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала