- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

França pretende aumentar ainda mais ajuda à Ucrânia, diz chanceler

© Sputnik / Sergei PyatakovBandeiras nacionais na Embaixada da França em Moscou.
Bandeiras nacionais na Embaixada da França em Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023
Nos siga no
A França pretende seguir ajudando a Ucrânia e espera aumentar essa assistência, disse a ministra da Europa e das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, ao chegar a uma reunião de ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) no Luxemburgo.

"Continuaremos com essa assistência e a aumentaremos, deixo isso claro. A UE já tomou medidas para aumentar sua capacidade de produção [...]. A Rússia não deve ter dúvidas de que apoiaremos a Ucrânia para ajudá-la a se defender pelo tempo que for necessário", disse a ministra.

Colonna afirmou que a França seguirá "monitorando de perto" as atividades do Grupo Wagner, lembrando que os eventos do último final de semana foram uma questão de política interna russa.
"Diante desses eventos, é necessário continuar mostrando nosso apoio à Ucrânia, que é o objetivo da reunião de hoje", acrescentou.
O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, fala durante uma coletiva de imprensa, na sede da ONU, 21 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023
Panorama internacional
Borrell: eventos em torno do Grupo Wagner na Rússia mostram necessidade de apoio contínuo à Ucrânia
Na noite de 24 de junho, combatentes do grupo militar Wagner tomaram a sede do Comando do Distrito Militar Sul em Rostov-no-Don.
Isso aconteceu no contexto das declarações feitas por Yevgeny Prigozhin, chefe do Wagner, sobre supostos ataques com mísseis aos acampamentos do grupo pelas Forças Armadas russas, ataques que foram negados pelo Ministério da Defesa e pelo Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo).
O presidente russo Vladimir Putin classificou essas ações como uma aventura criminosa, tendo sido aberto um processo criminal contra Prigozhin por organização de insurgência armada.
Posteriormente, o serviço de imprensa do presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, informou que o presidente belarusso conversou com Prigozhin e este aceitou sua proposta de interromper o movimento em território russo e outras medidas de redução da escalada.
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, disse na noite de sábado que Prigozhin partiria para Belarus e que o processo criminal seria arquivado. O Kremlin disse que a partida de Prigozhin para Belarus tinha a garantia e a palavra do presidente russo.
Rebelião armada: confira mapa com cidade russa de Rostov-no-Don, onde estão forças do Grupo Wagner - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2023
Multimídia
Rebelião armada: confira mapa com cidade russa de Rostov-no-Don, onde estão forças do Grupo Wagner
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала