- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Assessor de Zelensky afirma que Ucrânia quer sediar 'Cúpula da Paz', incluindo Brasil e China

© AP Photo / Efrem LukatskyBandeira ucraniana ao lado da cruz do monastério Pecherskaya Lavra e o Monumento da Terra-Mãe em Kiev, Ucrânia, 22 de novembro de 2022
Bandeira ucraniana ao lado da cruz do monastério Pecherskaya Lavra e o Monumento da Terra-Mãe em Kiev, Ucrânia, 22 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2023
Nos siga no
A Ucrânia quer sediar uma denominada cúpula global de paz para debater o plano de paz de Kiev, afirmou Andrei Yermak, chefe do gabinete de Vladimir Zelensky.
Recentemente, uma agência de notícias britânica citou fontes familiarizadas com o assunto afirmando que o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, e a subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Victoria Nuland, viajariam para a Dinamarca de 24 a 25 de junho para realizar uma reunião com autoridades de países que não condenaram a operação militar russa na Ucrânia.
Estes países incluem a Índia, Brasil, África do Sul, Turquia e possivelmente a China.
"Uma importante reunião de conselheiros em Copenhague [...] Sugeri plataformas que poderiam ser um local potencial para a cúpula global de paz. Primeiro, apresentei a Ucrânia como opção mais desejável para nós. A propósito, muitos países já demonstraram disposição de sediar a cúpula, incluindo locais internacionais como a Assembleia Geral da ONU", escreveu Yermak.
Ele também observou que a reunião contou com a presença de conselheiros de segurança nacional e conselheiros políticos do Brasil, Canadá, Dinamarca, União Europeia, França, Alemanha, índia, Itália, Ucrânia, Arábia Saudita, África do Sul, Reino Unido, EUA, Turquia e Japão.
Por sua vez, Yermak adicionou que as partes concordaram em continuar o formato de consultas.
Em 1º de junho, Zelensky confirmou que se realizaria uma cúpula para a discussão de seu plano de paz, afirmando que deseja que essas conversas envolvam o maior número possível de países.
Tanque de artilharia autopropulsada 2S3 Akatsiya avança contra posições ucranianas - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2023
Operação militar especial russa
Se Zelensky não mudar de tática, perderá o conflito, adverte oficial dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала